Foi a Valve quem provocou o maior rebuliço quando sugeriu que em vez de consolas, as salas das pessoas deviam ter um computador dedicado para o gaming. O modo de interação seria muito semelhante, portanto não se estaria a pedir uma revolução, mas sim uma evolução.



Tendo o SteamOS como “cérebro” desta operação, ainda está para ser visto o que esta proposta pode realmente mudar ao nível do gaming em casa. Isto porque ainda não chegou ao mercado nenhuma máquina equipado com este sistema operativo.



A Dell aproveitou a deixa e a marca bem posicionada que detém no segmento do gaming, a Allienware, para lançar um produto dentro desta tipologia: um computador que é afinal uma consola, com design e interface de utilizador adaptado a esta missão.

A Allienware Alpha volta a ser notícia pois quem comprou o sistema de jogo está agora em vias de o receber, já que as encomendas começaram a ser expedidas. Ao mesmo tempo a imprensa especializada começa a publicar as primeiras impressões sobre a consola.



Tal como acontece com os computadores, o Allienware Alpha está disponível em várias versões. A mais básica tem um preço de 549 dólares, o equivalente a 442 euros, e vem equipada com um processador Intel Core i3, 4GB de RAM, 500GB de armazenamento, placa gráfica Nvidia GeForce GTX com 2GB dedicados e integração com a plataforma de jogos Steam.



Ao nível de especificações a consola pode chegar até um processador Intel Core i7, 8GB de memória RAM e 2TB de armazenamento interno. A placa gráfica é transversal a todos os quatro modelos disponíveis, assim como o comando de Xbox 360 que vem no pacote. O preço da máquina mais completa ronda os 900 dólares, cerca de 725 euros.



Estarão as consolas tradicionais em risco com esta abordagem diferente por parte das fabricantes ligadas aos computadores de gaming?



A pergunta pode ter várias respostas, dependendo a interpretação que cada produtor e utilizador faz dos sistemas de jogo. Mas sabendo que a atual geração de consolas teve um início de vida que ficou muito marcado pelas especificações técnicas e pelo facto de .



No entanto às consolas continuam a chegar muitos jogos exclusivos que ou não chegam ou demoram tempo a serem publicados para PC.



Além dos computadores-consola e do gaming casual em dispositivos móveis, há uma outra transformação que está a acontecer ao nível da virtualização do gaming – em que não é necessária uma consola, apenas acesso à Internet, como comprovam o PlayStation Now ou o Meo Jogos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico