A Microsoft vai lançar um altifalante inteligente para integrar com a plataforma Teams e facilitar a interação entre participantes nas reuniões realizadas através do serviço. O Intelligent Speaker vai detetar automaticamente quem está a falar, durante uma reunião e transcrever automaticamente o discurso de cada participante. Consegue realizar esta tarefa em salas de reuniões com um máximo de 10 participantes, graças ao microfone integrado, que usa inteligência artificial para diferenciar os participantes pela voz e identificá-los no perfil do Teams. 

tek coluna inteligente Microsoft tek coluna inteligente Microsoft

Para materializar o conceito, que pode ser experimentado mais para o final do ano, mas ainda não tem data oficial de lançamento “à séria”, a Microsoft juntou-se a dois parceiros, a Yealink e a Epos. O altifalante também permite traduzir os discursos dos interlocutores, quando no mesmo evento estão participantes de diferentes idiomas. 

tek coluna inteligente Microsoft

Mas esta semana a Microsoft desvendou mais um pouco da sua visão para o futuro da colaboração em ambientes de trabalho, nomeadamente à distância, com a apresentação da Microsoft Mesh. Esta nova plataforma de realidade mista pretende tirar partido de tecnologias que a empresa já tem, como o sistema de realidade aumentada HoloLens ou de realidade virtual Windows Mixed Reality, para fazer chegar a realidade mista a diferentes contextos de trabalho e pontos de interação. O céu é o limite, mas ainda vai demorar algum tempo até que o conceito possa transformar-se em realidade fluida. No entanto, o caminho está apontado.  

No evento Ignite, a empresa montou diferentes cenários de utilização da plataforma e das tecnologias que nela convergem e no vídeo que pode ver abaixo mostrou mais alguns, para explicar um conceito orientado para reuniões interativas entre participantes fisicamente à distância, que se representem pelos seus avatares para interagir em simultâneo e em tempo real com diferentes conteúdos 3D. 

James Cameron, o cofundador do Cirque du Soleil Guy Lalibert e o CEO da Niantic, John Hanke, foram convidados do evento para mostrar diferentes cenários de utilização da Mesh e falar do futuro da tecnologia, num palco virtual onde também se anunciou uma parceria com a OceanX, para a criação de um laboratório holográfico no navio de investigação OceanXplorer. 

A aplicação para encontros e reuniões virtuais da Microsoft, a AltspaceVR, já é compatível com a nova aplicação, que também pode ser acedida através dos HoloLens e o convite aos programadores para que desenvolvam novas funcionalidades sobre a tecnologia da empresa também está lançado. 

  

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.