A Google atualizou as funcionalidades de acessibilidade do Android. Uma das grandes novidades chama-se Camera Switches e oferece a possibilidade de interagir com o smartphone a partir de gestos faciais. É uma atualização de uma funcionalidade lançada em 2015, o Switch Access, que permitia usar botões adaptativos para navegar mais facilmente. 

Esta nova opção (que pode ser usada em combinação com o Switch Access) recorre à câmara do equipamento para facilitar a comunicação, a partir de seis gestos distintos: olhar para a direita, para a esquerda, para cima, levantar as sobrancelhas, sorrir ou abrir a boca. Cada gesto pode ser associado a uma tarefa, como ler notificações, selecionar menus, ou ativar funcionalidades, como ouvir música. O utilizador pode pré-definir a intensidade necessária de um gesto (como a duração, por exemplo, para que seja entendido como um comando). A funcionalidade Camera Switches, disponível globalmente a partir de 30 de setembro, pode ser ativada a partir do menu de acessibilidade do Android, ou descarregada como parte de uma app com várias ferramentas de acessibilidade.  

Quem quiser tirar mais partido desta novidade pode ainda experimentar a nova aplicação Project Activate, disponível para já para os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. Por esta via, os mesmos gestos podem ser associados a palavras, sentimentos ou até pequenas frases para enviar em mensagens de texto. 

A dona do Android também atualizou a aplicação Lookout, que tira igualmente partido da câmara dos equipamentos para ajudar utilizadores cegos ou com problemas graves de visão a identificar objetos físicos, ler rótulos de comida e outras informações. A nova funcionalidade da app, que no ano passado tinha ganho a capacidade de digitalizar textos publicados em papel, passa agora a permitir também a leitura de textos escritos à mão. A novidade aplica-se a línguas latinas. 

Esta capacidade de digitalizar informação em documentos também estava já disponível para ajudar os utilizadores a identificarem notas e moedas em dólares. Passa agora a funcionar igualmente com euros e rupias. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.