A Via Láctea tem um concurso anual dedicado, promovido pelo blog de fotografia de viagem, Capture the Atlas. A segunda metade de maio é realizado o concurso “Milky Way Photographer of the Year”, por ser considerado o pico da temporada para a captura de imagens do espaço. A sétima edição já se realizou e juntou mais de 5.000 fotografias submetidas a concurso, das quais foram escolhidas 25 como finalistas.

A organização refere que as imagens têm variedade de locais espalhados pelo mundo, sendo que os 25 finalistas tiveram origem em 15 países: Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Argentina, França, Suíça, Espanha, Itália, Bulgária, Eslovénia, Egipto, Omã, Iémen e Jordânia. E os 25 fotógrafos têm origem em 19 nacionalidades diferentes nesta edição de 2024.

Veja na galeria as fotografias:

As fotografias submetidas foram avaliadas pela qualidade da imagem, a história por trás da mesma e a inspiração geral que esta pode oferecer estão entre os critérios de seleção nas regras do concurso. “O concurso não apenas ajuda outros fotógrafos que querem fotografar a Via Láctea, como também aproxima a galáxia para mais próximo para que todos possam aprender e descobrir mais sobre o tema”, refere a organização do concurso.

De notar que a temporada para captar imagens da Via Láctea decorre entre fevereiro e outubro no hemisfério norte e janeiro a novembro no sul. Entre maio e junho é considerado o pico da temporada, por ter o máximo de horas de visibilidade em ambos os hemisférios. Daí o concurso realizar-se no fim de maio.

Para se obter as melhores fotografias, além da perspicácia do timing, a organização aconselha a procurar áreas que estejam livres da poluição luminosa, como cidades, recomendando locais de maior elevação para espreitar o céu escuro. Todas as entradas foram curadas por Dan Zafra, editor do blog ao longo do ano. Além de procurar novos talentos da fotografia, a descoberta de novos pontos que nunca tinham registado fotografias da Via Láctea é outro dos objetivos. Este ano estrearam-se no concurso imagens de Omã, Altiplano (Peru) e Bulgária.