Em outubro avistou-se Júpiter, nebulosas, eclipses extraterrestres, meteoros, auroras e outros fenómenos cósmicos que mereceram o destaque da NASA no Astronomy Picture of the Day.

No dia 4, a agência espacial norte-americana destacou uma imagem captada em Marte. A fotografia regista o sismógrafo que está montado no planeta vermelho para detetar as vibrações que emanam do interior do planeta. Os principais tremores captados foram já carregados no Soundcloud e podem ser ouvidos aqui e aqui - nenhum deles superou a magnitude de 3,7 na escala de Richter.

Poucos dias depois, mais propriamente a 10 de outubro, o fotógrafo Eric Wagner, a bordo de um voo entre Singapura e Austrália, conseguiu captar a imagem de um meteoro no preciso momento em que a Via Láctea lhe servia de moldura.

Muito diferente é o registo de dia 23 de outubro, uma das mais famosas pinturas de Vincent van Gogh, conhecida em português como "A Noite Estrelada". A cena foi pintada em França, em 1889, e é o peculiar estilo do artista holandês que faz com que a mesma pareça estar viva. "Apesar de van Gogh ter pintado vários cenários reais, os historiadores de arte ainda não conseguem concordar quanto aos planetas e às estrelas que são retratadas nesta obra", escreve a NASA.

Foram estas e outras paisagens cósmicas que marcaram o mês de outubro. Conheça-as todas na galeria abaixo.

Clique nas imagens para ver mais detalhes

1 de outubro de 2019

Black Hole Safety Video
Video Credit: NASA's GSFC, SVS; Music: Prim and Proper from Universal Production Music

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.