Em maio, o espaço voltou a posar para mais uma série de belos retratos. Em mais um álbum mensal de registos fotográficos,oa Astronomy Picture of the Day, da NASA, começou por destacar uma colorida imagem da nebulosa Eta Carinae, onde é possível ver densas nuvens moleculares em articulação com um vasto grupo de estrelas. Esta imagem foi captada na Austrália, no Observatório de Siding Spring, por John Ebersole.
Também na Austrália foi captada a fotografia destacada no dia 11 de maio. No caso, uma imagem de Uluru, uma montanha com 350 metros de altura que se ergue repentinamente numa planície que não dá quaisquer outros indícios daquela formação geológica. O local é considerado Património Mundial da Unesco e no registo feito por Park Liu, encontra-se emoldurado por um panorama cósmico onde cabem uma tempestade e a constelação Orion.
Para rematar o mês, o APOD deu-nos um autêntico postal de uma paisagem islandesa. A paisagem, fotografada por Daniele Boffelli, mostra-nos uma aurora boreal, por cima de um lençol de nuvens que se ilumina em consequência.
Há dezenas de outras paisagens cósmicas para descobrir na galeria abaixo. Ao todo são 31 registos fotográficos que nos dão a conhecer novos cantos do espaço e do nosso próprio planeta.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dos exercícios às experiências científicas: as melhores imagens da Estação Espacial Internacional -
Site do dia
25 imagens extraordinárias mostram a beleza da natureza em fotografias de vida selvagem -
App do dia
Nova app Daze quer transformar mensagens em verdadeiras obras de arte digitais -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários