Os exoesqueletos não existem só nos filmes ou livros de ficção científica e são várias as empresas que têm vindo a desenvolver “fatos robóticos” que podem ajudar a realizar tarefas pesadas e a dar mais mobilidade a quem tem deficiências motoras. Mas, no mundo da biónica há uma proposta inovadora que quer ir mais além.

Parecido a um mega robot, o Prosthesis é um exoesqueleto de quatro “pernas” com três toneladas e meia e mais de quatro metros de altura. Os comandos do Prosthesis não envolvem qualquer tipo de volante, manípulos ou pedais, uma vez que o piloto o controla através dos movimentos do seu corpo.

Além de conseguir levantar um carro sem esforço, graças a dois braços mecânicos adicionais, é capaz de correr a uma velocidade máxima de 30 km/h, mesmo em terrenos rochosos. O seu sistema inclui uma bateria elétrica que permite uma autonomia aproximada de uma hora.

O projeto nasceu há 14 anos, fruto da mente de Jonathan Tippett, da canadiana Furrion Exo-Bionics. A sua visão passa por criar uma liga internacional de corridas de mega robots onde atletas de topo terão de percorrer pistas repletas de obstáculos complexos. Após anos de desenvolvimento, a empresa canadiana apresentou em 2017 o seu primeiro protótipo, chegando mesmo a apresentá-lo na edição de 2018 da Consumer Electronics Show em Las Vegas.

Foram necessários mais três anos de testes para que conseguisse criar um exoesqueleto completamente funcional e preparado para todo o tipo de desafios. No início de 2020, o Prosthesis entrou para o livro de recordes da Guinness, alcançando o título de maior exoesqueleto do mundo.

Para tornar o seu sonho numa realidade, a Furrion Exo-Bionics lançou uma campanha de crowdfunding. No Alpha Mech Pilot Program, a empresa disponibiliza aos doadores mais generosos a possibilidade de se tornarem num dos primeiros condutores do mega robot e participarem num bootcamp intensivo de três dias onde serão acompanhados por Cassie Hawrysh, a primeira piloto do Prosthesis.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.