Dezembro remata mais um ano cheio de impressionantes registos espaciais com o último acervo de 2021. Luas coloridas, cometas e galáxias inteiras compõem mais uma galeria com 31 imagens que contam a história dos últimos dias ao ritmo dos cosmos.
A abrir, uma imagem do fotógrafo Angel Yu, que, em pós-edição, ajustou a saturação da fotografia para destacar os diferentes níveis de iluminação do satélite natural da Terra. No canto inferior direito, salta à vista a luz natural, ao passo que as cores revelam a sombra de um eclipse provocado pela sombra da Terra. As cores são variações de intensidade na luz que chega à lua, uma vez que os raios foram filtrados pelo caminho, na atmosfera do nosso planeta.
Uma outra imagem que merece destaque é a de dia 18. Trata-se do Quinteto de Stephan e é um grupo compacto de cinco galáxias que se encontram presas numa quase coreografada e constante dança de choques iminentes. A fotografia foi captada com a ajuda do telescópio espacial Hubble.
Na consoada, caranguejo. A nebulosa que dá por este nome foi captada por Michael Sherick com a ajuda de um telescópio. O corpo celeste encontra-se a mais 6.500 anos-luz de distância e julga-se ser uma supernova remanescente que resultou da explosão de uma estrela, no ano de 1054. O acontecimento foi registado por astrónomos da altura.
Pode ver estas e outras imagens destacas pelo Astronomy Picture of the Day ao longo deste mês de dezembro, na galeria abaixo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários