Depois do popular Scott Kelly, é agora Tim Peake que está de regresso à Terra. O astronauta britânico aterrou há dois dias atrás, junto com os seus colegas Yury Malenchenko e Tim Kopra, no Cazaquistão.

“Foram seis meses fantásticos cá em cima – uma verdadeiramente memorável e incrível experiência”, afirmou naquela que foi a sua última transmissão a partir da Estação Espacial Internacional.

Peake passou 189 dias seguidos no espaço, com “rotinas” que, pelos vistos, estão a custar a desabituar, à medida que o seu organismo de adapta à vida terrestre. O astronauta descreve o seu estado como “a pior ressaca do mundo”.

É que as tonturas e a sensação de vertigem tomaram conta da sua condição desde que regressou do espaço no sábado passado. Os sintomas são os esperados para alguém que passou tantos dias em gravidade zero.

"Estamos felizes por estarmos de regresso, mas não conseguimos realmente aproveitar essa sensação porque, para ser honesto, nos sentimos péssimos”, referiu em declarações à ITV.

Ao longo do tempo que esteve no espaço Tim Peake foi um grande utilizador das redes sociais para partilhar o seu dia-a-dia a bordo da Estação Espacial Internacional. Entre as "brincadeiras" mostradas, o astronauta britânico correu a maratona de Londres em tempo real numa passadeira, usou um fato para anunciar que Adele era vencedora de um Brit Award, mostrou como é beber água no Espaço e tirou umas quantas selfies.

Tal como já tinha feito Scott Kelly, também partilhou as habituais fotos sempre bonitas de ver do planeta Terra visto do espaço. Fique com as mais top, segundo a ESA e não só, na galeria que colocamos a baixo.