Tudo leva a crer que está para breve o lançamento do primeiro netbook da Asus a chegar às lojas com um sistema operativo móvel de código aberto, ao invés do habitual Windows 7 Starter. E não, não estamos a falar do Android.

A fabricante aposta na plataforma MeeGo, o SO baseado em Linux que nasceu de uma parceria entre a Intel e a Nokia e deverá integrar também o terminal N9 da fabricante finlandesa, com lançamento agendado para o final deste ano.

Para além da particularidade do sistema operativo escolhido - que, entre outras consequências, deverá ajudar a baixar o preço de comercialização do equipamento - o Asus Eee PC X101 apresenta como característica distintiva a ultraportabilidade, procurando convencer os utilizadores que não dispensam o teclado mas prefeririam um equipamento do tamanho de um tablet.

[caption]Asus Eee PC X101[/caption]

A proposta da Asus passa assim por um modelo com apenas 17,6 milímetros de espessura, que não chega a pesar um quilograma (tem 907 gramas).

[caption]Asus Eee PC X101[/caption]

Entre as restantes características do dispositivo, que estará disponível em branco, preto, castanho e vermelho (apenas no mercado asiático), conta-se ainda o ecrã LED de 10,1 polegadas, o processador Atom N435 ou N455, memória de 1GB e um disco SSD de 8GB.

[caption]Asus Eee PC X101[/caption]

Para reduzir o tamanho do equipamento, a marca eliminou as entradas VGA e Ethernet, ficando a conectividade reduzida às duas entradas USB e Bluetooth. Assegurada fica a câmara e a bateria para quatro horas (na versão standard, com três células).

Calendário para o lançamento ou informações sobre a disponibilização no mercado português ainda não existem.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A notícia foi corrigida para clarificar as dimensões do dispositivo.