Uma banda norte-americana de rock acaba de lançar o seu primeiro álbum gravado apenas com recurso a iPhones e a alguns periféricos e aplicações para o smartphone da Apple - para além dos tradicionais instrumentos e do software que usam para misturar o som.

Chamam-se One Like Son e, para além do uso de iPhones, tiraram partido da ligação à Internet e do serviço de alojamento partilha de ficheiros Dropbox para levar por diante o trabalho da banda, que inclui músicos em diferentes localizações geográficas.

A iniciativa não é algo nunca antes visto, mas destaca-se pela forma como os vários meios tecnológicos foram combinados. O resultado final foi apresentado hoje ao público, depois de um ano de gravações e edição, entre janeiro e dezembro de 2011, contou ao TechCrunch o principal responsável pela iniciativa.

Em entrevista ao blog, Stephen Poff afirmou que foi intencional o recurso às ferramentas e métodos empregues - e não apenas uma necessidade, como poderíamos ser levados a pensar.

Além dos iPhones 3GS, os músicos recorreram ao GuitarJack, AmpKit e AmpKit LiNK, FourTrack, Multitrack DAW, Pocket Organ, ThumbJam, Moog Filtatron e o GarageBand para iPhone, detalham no site oficial da banda.

O grupo já tinha sido notícia em agosto, quando apresentou ao público o primeiro tema editado com recurso ao mesmo método. Hoje fica disponível um álbum de dez faixas, intitulado Start The Show. O resultado pode ser avaliado online e no vídeo de apresentação do primeiro single, que reproduzimos abaixo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes