Na sua 19ª missão ao espaço, mas a terceira com tripulação a bordo, a nave New Shepard da Blue Origin concluiu com sucesso mais um teste realizado este sábado. A principal novidade deste voo foi a composição completa da tripulação, transportando o total de seis passageiros. Entre os membros a bordo esteve Laura Shepard Churchley, filha do astronauta pioneiro da NASA, Alan Shepard, que há 60 anos foi o primeiro americano a viajar ao espaço e o quinto a caminhar na Lua, em 1971, na missão Apolo 14. A nave New Shepard ganhou o nome em sua homenagem.

Veja na galeria as imagens do voo

A nave New Shepard foi lançada na base espacial no Texas, de forma totalmente autónoma, tendo atingido uma altitude de 100 quilómetros, antes de fazer a separação da cápsula da tripulação, regressando ao solo numa aterragem graciosa. Já a cápsula aterrou momentos depois no deserto em segurança, com a ajuda de três paraquedas. Todo o voo demorou cerca de 10 minutos, desde o arranque da nave, ao ponto mais alto da missão onde os tripulantes puderam contemplar uma paisagem única do planeta, até ao seu regresso ao solo.

Além de Laura Shepard, a bordo estiveram ainda presentes Michael Strahan, um dos pivots do noticiário Good Morning America, como a segunda celebridade. Os restantes quatro clientes são executivos e investidores, incluindo pela primeira vez um pai e filho, Lane e Cameron Bess, respetivamente. Como curiosidade, o jovem foi também o primeiro streamer da Twitch a ir ao espaço.

Veja o vídeo do voo do New Shepard

No seu regresso à Terra, juntamente com a equipa de recuperação estava Jeff Bezos, o patrão da Blue Origin, que mais uma vez tratou de condecorar os tripulantes com suas asas de astronautas.

NS-18: O primeiro voo espacial do "Capitão Kirk" de Star Trek e o segundo da Blue Origin
NS-18: O primeiro voo espacial do "Capitão Kirk" de Star Trek e o segundo da Blue Origin
Ver artigo

A primeira missão tripulada foi protagonizada pelo fundador da empresa, Jeff Bezos, naquele que foi um dia histórico para a empresa. Já o segundo, foi uma viagem de uma vida para William Shatner, o eterno Capitão Kirk da saga Star Trek.