A Samsung acaba de acrescentar mais um modelo à sua linha de câmaras fotográficas digitais com dois ecrãs, criadas a pensar nos adeptos dos auto-retratos. Com o novo lançamento passa a ser possível usar o ecrã frontal também para o enquadramento de vídeos.

O novo "brinquedo" para os adeptos das fotografias "de braço esticado" chama-se PL150 e encontra-se à venda em Portugal ao preço recomendado de 229 euros. Apresenta uma resolução de 12,4 megapixéis e uma lente grande angular de 27mm com um zoom óptico até 5x - que ajuda a conseguir um maior ângulo de visão mesmo a distâncias mais curtas.

À semelhança de outros modelos da fabricante coreana dedicados a este "segmento", a máquina conta com dois ecrãs. Um deles, colocado na parte da frente do equipamento, ajuda o utilizador a obter um melhor enquadramento para fotografias, individuais ou de grupo, em que o próprio deseje aparecer, dando-lhe a possibilidade de prever o resultado antes do disparo final. Nas traseiras da máquina encontra-se um tradicional LCD de 3 polegadas.

[caption]PL150[/caption]

Uma das principais novidades do novo modelo é a possibilidade de recorrer ao ecrã frontal - um LCD de 1,5 polegadas (3,81 centímetros) - "para enquadrar não só as fotografias mas também os vídeos", captados em HD (720p/30 fps), avança a fabricante em comunicado.

O ecrã colocado na parte da frente da máquina apresenta ainda funcionalidades como a apresentação da contagem regressiva para fotografias de grupo em modo de auto-disparo (Self-Timer) - que agora também pode ser usado para a captação de vídeos - ou o Children Mode, que fornece uma animação destinada a captar a atenção das crianças, para que estas olhem para a máquina.

[caption]PL150[/caption]

Ficam também garantidas as habituais tecnologias de detecção de cenário, que adaptam os disparos às condições de luz, cor e movimento do objecto da fotografia (e do vídeo), a detecção de sorrisos ou o estabilizador de imagem - que, neste caso, combina estabilizadores ópticos e digitais, para uma imagem mais nítida.

Outra das características que reflecte as "adaptações" desta linha é o seu design oblíquo, que, de acordo com a marca, permite colocar a câmara num ângulo de inclinação de sete graus.

[caption]PL150[/caption]

Segundo afirma a Samsung, "a questão que muitos consumidores enfrentam ao tirar auto-retratos ou fotografias de grupo com câmaras fotográficas digitais tradicionais é que a câmara tem que estar posicionada bem acima das pessoas de forma a captar a imagem completa. Graças ao seu ângulo de sete graus, a lente das PL150 e PL100 [outro modelo apresentado], estará sempre direccionada para a cara das pessoas, mesmo se a câmara estiver posicionada num ângulo inferior".

[caption]PL150[/caption]

Associada aos novos lançamentos(PL150 e PL100), a marca leva a cabo uma campanha online, até 14 de Maio, em que desafia os utilizadores a replicarem, através de auto-retratos, alguns dos quadros célebres apresentados no site. Os três melhores ganham câmaras.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.