A Canon acrescentou ontem uma nova máquina fotográfica ao seu portefólio de compactas. Esta distingue-se das demais por ser a primeira EOS de sistema compacto da fabricante, ou seja uma máquina que procura oferecer um desempenho ao nível de uma reflex digital (DSLR) num corpo compacto. Chama-se EOS M e conta com lentes intermutáveis.

O modelo, que tem 32,3 milímetros de espessura e 298 gramas de peso (só o corpo), promete "qualidade de imagem de uma DSLR, recursos criativos e a possibilidade de realizar vídeos em Full HD num modelo de câmara compacto de fácil utilização", escreve a fabricante no comunicado que anuncia o lançamento para o mercado português.

O conceito não é novo, mas o modelo marca a estreia da marca no segmento, com a Canon a dedicar o equipamento a "uma nova geração de entusiastas que registam as suas histórias através de imagens, sem, necessariamente, se considerarem fotógrafos".

[caption]EOS M em branco com flash amovível[/caption]

Disponível em branco, prata e vermelho, vem equipada com tecnologias como a autofocagem de 31 pontos (aplicável tanto à captação de fotografias como de vídeo), redução de ruído multidisparo (a EOS M faz quatro disparos rápidos seguidos e combina-os para produzir uma única imagem com o mínimo ruído), deteção de cenário e cenário automático inteligente.

O sensor CMOS é de 18 megapixéis (22,3x19,9mm/3:2) e vem acompanhado da mais recente geração de processadores da Canon, o DIGIC 5, concebida para processar imagens mais detalhadas seis vezes mais rápido que o seu antecessor. Permite, por exemplo, captar fotos de alta resolução continuamente a 4,3 frames por segundo ou imagens com pouca luz com ISO 12800, com ruído mínimo, garante a fabricante.

[caption]Canon EOS M[/caption]

Outro dos destaques é o Vídeo Snapshot, que permite gravar cenas curtas que duram 2, 4 ou 8 segundos. Estes clips são depois compilados num único ficheiro como um Álbum Vídeo Snapshot, criando uma sequência de vídeo dinâmica, explica a fabricante. E por falar em vídeo, convém referir que este é captado a uma resolução máxima de 1.920 x 1080p (a 30fps, 25fps ou 24fps) ou 720p (a 60fps ou 50fps), dispondo da possibilidade e controlo manual da exposição.

[caption]Canon EOs M[/caption]

A câmara - equipada com um ecrã LCD tátil de 3 polegadas - é lançada com duas objetivas (com um novo diâmetro de montagem EF-M que foi otimizado para o tamanho dos sensores APS-C) - uma objetiva de zoom standard 18-55mm (EF-M 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM) e uma objetiva panqueca de 22 mm (EF-M 22 milímetros f / 2 STM).

[caption]EOS M e objetivas[/caption]

A máquina deverá ficar disponível no mercado português na segunda quinzena de outubro, por 969 euros - valor que inclui uma lente e um flash. Fonte da empresa nota, porém, que nem o preço nem a data são, para já, definitivos, tratando-se apenas de estimativas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.