As novas câmaras fotográficas da Canon foram pensadas para os que gostam de máquinas mais diretas, isto é, que entregam o melhor resultado sem grande necessidade de configuração manual. Os modelos G5X e G9X destacam-se também pelo design compacto e por apostarem numa linha de design mais clássico, o que aproxima as propostas da tecnológica com aquelas que a Sony e a Panasonic já apresentam.

O que distingue as duas câmaras é que o modelo G5X tem um visor eletrónico (EVF na sigla em inglês) com 2,36 milhões de pontos e tem um ecrã LCD rotativo de 3 polegadas. Em contrapartida, a G9X não tem EVF e o ecrã apesar de ser o mesmo, está fixo.

As novas câmaras fotográficas vão ficar disponíveis em novembro com a G5X a custar 799 dólares, cerca de 700 euros, e a G9X a custar 529 dólares, o equivalente a 465 euros.

A Canon apresentou ainda um terceiro modelo, a M10. O dispositivo encaixa na categoria das mirrorless, querendo isto dizer que suporta objetivas e que a imagem não é ‘refletida’ por um espelho.

A M10 tem um sensor fotográfico de 18 megapíxeis, processador de imagem Digic-6, sistema de focagem híbrido e possibilidade de gravação de vídeos em Full HD a 30 frames por segundo, podendo atingir os 60 fps quando grava apenas em HD. Em modo de disparo contínuo consegue captar 4 fotografias por segundo.

O ecrã rotativo de três polegadas também é um elemento a ter em conta. A Canon pede 600 dólares, cerca de 525 euros, e a câmara fica também disponível em novembro.