A gama de máquinas fotográficas da Canon continua a crescer, suportando a liderança em alguns dos segmentos mais apetecíveis deste mercado que tem sido desafiado no segmento de consumo pela melhoria da qualidade das funcionalidade de fotografia dos smartphones. É, no entanto, no segmento profissional e de entusiastas da fotografia que se jogam os grandes trunfos, e aqui a Canon tem dado cartas com os modelos EOS, reflex e mirrorless, uma família que ganha agora um novo membro, com o anúncio da EOS R3 que ainda está em desenvolvimento.

Pilar Sanz-Morchon, especialista de fotografia da Canon Ibéria, explicou em conferência de imprensa que a nova câmara fotográfica conjuga o melhor dos modelos EOS 1D X e EOS R5, e que foi desenhada especialmente para responder às necessidades dos fotógrafos profissionais. "Os fotógrafos de desporto e notícias têm enormes desafios para captar a foto perfeita que vai fazer as capas dos jornais [...] a EOS R3 é ultra rápida, altamente sensível, duradoura e fiável", justifica.

O sistema de autofoco melhorada é também um dos destaques, sendo a primeira vez que a Canon o integra numa câmara digital. Com o O sistema permite selecionar o ponto de foco com o controle do olho do fotógrafo no visor, o que o torna muito intuitivo e natural. A tecnologia já tinha sido aplicada na EOS 5 e ao reduzir o tempo de focagem permite um enquadramento mais rápido.

O sensor é um  CMOS sobreposto retroiluminado de 35mm desenvolvido pela Canon e a empresa garante que a combinação com o processador de imagem DIGIC X faz com que a fotografia e vídeo de elevada velocidade sejam de melhor qualidade, podendo tirar partido de 30fps com seguimento de AF/AE com mínima distorção de imagem.

Para a transferência de imagens a marca tem também novidades com a aplicação para smartphone Mobile File Transfer, que vai estar disponível em junho na App Store da Apple e que é compatível com câmaras anteriores, como a OS-1D X Mark III, a EOS R5 e a EOS R6. A versão para Android deverá estar disponível mais tarde.

A Canon anunciou ainda novas objetivas, com uma macro também adaptada para retrato, a RF 100mm F2.8L MACRO IS USM que diz ser a primeira objetiva AF macro do mundo com ampliação próxima de 1.4x. As novas RF 400mm F2.8L IS USM e RF 600mm F4L IS USM completam o ramalhete com duas teleobjetivas concebidas para profissionais de desporto e fotógrafos da vida selvagem.

A nova câmara ainda não tem preço definido nem data para chegar ao mercado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.