As auroras boreais, também conhecidas como Northern Lights, são um espetáculo de luzes e cores que podem ser assistidos nos países nórdicos ou do hemisfério sul. O blogue Capture the Atlas anualmente promove uma competição fotográfica para apurar as melhores imagens destes fenómenos e já são conhecidos os vencedores da sétima edição do Nothern Lights Photographer of the Year.

A organização aponta que este foi um ano extraordinário para se fotografar as auroras, tendo recebido imagens de lugares inesperados, incluindo da ilha da Madeira, do Sul da Europa, Austrália, sul dos Estados Unidos, do Chile e outros locais. As imagens vencedoras do concurso, captadas em locais raros, destacam as melhores luzes coloridas dos últimos 20 anos.

Veja na galeria as fotografias vencedoras:

A coleção inclui 25 imagens das auroras boreais, enviadas por fotógrafos de 15 diferentes nacionalidades, que são sempre publicadas em dezembro para coincidir com a temporada das Northern Lights e o fim do ano, com o objetivo de inspirar novos fotógrafos a começar a registar este fenómeno natural.

Este ano, à medida que chegamos ao ponto máximo do corrente ciclo solar, as luzes do Norte e do Sul têm estado mais ativas do que nunca, iluminando os céus em locais inesperados, onde raramente os vemos ou se alguma vez foram fotografados”, aponta Dan Zafra, autor e curador do Capture the Atlas, destacando as novas localizações, incluindo a ilha da Madeira.

As imagens selecionadas, além da qualidade, a história por trás de cada captação e a inspiração do fotógrafo, são os critérios usados todos os anos para a seleção final. De notar que a temporada das luzes do Norte decorre entre setembro a abril e as do Sul de março a setembro. É referido que as melhores alturas para as ver e fotografar é durante os equinócios de outono e da primavera.