![Carl Zeiss entra agressiva no mercado da realidade virtual com óculos a 99 euros](/assets/img/blank.png)
A realidade aumentada está aí e parece que veio para ficar. Tudo graças à Oculus VR, responsável pelos Oculus Rift e que agora são do Facebook, mas também impulsionada por outras empresas: a Sony e o Project Morpheus, e a Samsung com o Gear VR.
Apesar de existirem outros projetos – como o Google Cardboard -, há uma outra empresa conhecida que junta-se agora à vaga dos equipamentos de realidade virtual. A Carl Zeiss apresentou os Zeiss VR One, uns óculos que são em tudo semelhantes à concorrência, menos em dois aspetos: na integração com dispositivos móveis e no preço.
Os Zeiss VR One vão ser compatíveis com smartphones que tenham ecrãs entre as 4,7 e as 5,2 polegadas. Quer isto dizer que uma grande gama de smartphones atuais, das grandes tecnológicas e não só, são suportados pelo equipamento. No lançamento no entanto apenas o iPhone 6 e o Galaxy S5 vão ser suportados, mas são representantes de dois sistemas operativos móveis.
Isto porque cada equipamento precisa da sua própria “gaveta” - já que é o ecrã do telemóvel que alimenta as imagens dos óculos. Como são dos modelos de smartphones mais populares, o suporte para os mesmos chega em primeiro lugar.
Em comparação com o Gear VR da Samsung, por exemplo, o equipamento da Carl Zeiss parece ganhar para já ao nível da compatibilidade: nos óculos da tecnológica sul-coreana apenas o Note 4 é elegível.
Depois os Zeiss VR ONE também fica a ganhar no preço: quando chegarem ao mercado vão custar 99 euros, enquanto os Gear VR deverão custar perto de 200 euros.
De acordo com as expectativas da Carl Zeiss, os óculos vão ficar disponíveis para compra ainda antes do final do ano.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários