Casa Girassol é o nome do projeto assinado por três jovens portugueses que venceu a 1ª edição do Prémio SIM - inserido no Movimento pela Criatividade em Portugal e com um valor de 25.000 euros. Propõe a criação de uma casa rotativa.

Como o nome deixa adivinhar, a casa em questão seria capaz de girar 360 graus para, desta forma, tirar o melhor partido possível da energia solar, procurando assegurar a auto-sustentabilidade do edifício.

De acordo com os seus autores, trata-se de "um projeto inovador que fomenta a captação e combinação de dois recursos energéticos naturais (sol e vento) com as mais recentes tecnologias informáticas oferecendo, do ponto de vista arquitetónico, uma linguagem tecnológica numa relação dinâmica com a paisagem".

[caption]Casa Girassol[/caption]

[caption]Casa Girassol[/caption]

Pedro Bandeira, Filipe Bandeira e Dulcineia Neves dos Santos são os responsáveis pelo conceito, que reuniu o consenso de um júri constituído por nomes de áreas tão distintas como a música, o marketing, a rádio ou a arquitetura, e entre os quais se encontram, por exemplo, António Câmara, o CEO da Ydreams Portugal, Guta Moura Guedes, presidente da Experimenta Design, os estilistas Storytaillors e o presidente da Samsung Electrónica Portuguesa, Woosoon Park.

[caption]Casa Girassol[/caption]

O projeto de arquitetura sustentável é o grande vencedor do primeiro concurso levado a cabo no âmbito do SIM - Movimento pela Criatividade em Portugal, uma iniciativa lançada em maio pela Samsung que visa apoiar a criação de projetos que aliem a criatividade à tecnologia e tenham viabilidade financeira.

[caption]Casa Girassol[/caption]

Na sua primeira edição, que decorreu entre 24 de maio e 31 de agosto, o Prémio SIM contou com 96 projetos a concurso, de entre os quais se destacaram também as propostas Musikki e Hole19.

O primeiro propõe a criação de um motor de busca para pesquisas de conteúdos musicais em diferentes plataformas em simultâneo (YouTube, Amazon, Twitter, etc). O Hole19 trata-se de uma aplicação para dispositivos móveis destinada aos jogadores de golfe, de que já falámos no TeK.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.