Imagine, em desespero de enfrentar longas filas do trânsito, sair da estrada e caminhar, literalmente com o seu automóvel. Senão repare no modelo Elevate, um veículo conceptual da Hyundai apresentado durante a CES que está a decorrer em Las Vegas. O carro estica as pernas e transforma-se numa espécie de AT-AT de Star Wars.

À primeira vista, como denota o The Verge, parece um robot saído da Boston Dynamics, mas a Hyundai pretende que o veículo seja utilizado para que as forças de emergência consigam chegar a locais de difícil acesso, tais como incêndios em montanhas, florestas ou terrenos rochosos.

É explicado que o veículo é elétrico e composto por módulos, sendo possível trocar a “carapaça” mediante a utilização. A fabricante refere que na sua utilização normal, é capaz de circular a grandes velocidades, como qualquer outro veículo; mas nas emergências, consegue trepar muros, subir escadas e aceder a outros locais impossíveis de circular com rodas. E os passageiros a bordo mantêm-se corretamente nivelados. A Hyundai tem planos mais ambiciosos para o veículo, desejando mesmo que o veículo participe nas missões a Marte.

Apesar da curiosidade que um veículo como o Elevate consegue gerar, a fabricante ainda não construiu um protótipo em escala real. O projeto está a ser mostrado em formato miniatura, numa escala de 1/8, como se pode assistir em mensagem de Twitter de um dos assistentes da apresentação. Na imagem conceptual do destaque, repare como "abre a boca" para assistir o senhor de cadeira de rodas, no topo da escadaria...

O SAPO TEK está a explorar todos os espaços da CES 2019 e vai trazer as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, que pode acompanhar aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.