“Ser flexível é mais difícil do que ser rígido”, defendeu Bill Liu, o fundador e CEO da Royole numa conferência ainda nos dias reservados à imprensa na CES 2020, lembrando que a marca foi a primeira a lançar um smartphone de ecrã flexível, o FlexPai, e que já conta com mais de mil patentes registadas nesta área, e colaboração com algumas das maiores empresas, como a Boeing e a Louis Vuitton.

“A tecnologia proprietária da Royole, a Flexible +, colocou-nos numa posição privilegiada na inovação na eletrónica de consumo”, explicou, sublinhando que está a desenvolver com parceiros em todo o mundo displays e sensores flexíveis para uma grande variedade de casos de aplicação que podem redefinir o mundo da eletrónica de consumo e as aplicações de negócios.

A RoTree, uma árvore composta por mil folhas feitas de ecrãs flexíveis da Royole, é uma boa demonstração da tecnologia e é uma das melhores decorações de stands na CES 2020.

Royole na CES 2020
A Royole tem uma das decorações mais espetaculares da CES 2020

Dos smartphones para notebooks e colunas de som

O FlexPai pode ter sido o primeiro a “estrear” comercialmente o conceito de smartphone dobrável mas outras empresas como a Samsung e a Huawei “roubaram a cena” e anunciaram, já em fevereiro de 2019, os primeiros modelos, embora o Galaxy Fold só tenha chegado às lojas em outubro, e a Portugal em dezembro, e o Huawei Mate X ainda não tenha visto a luz do dia.

Talvez por isso mesmo a Royole não lançou nenhuma versão 2 do FlexPai na CES 2020, optando por uma renovação de outro dos produtos lançados no ano passado, o notebook inteligente RoWrite, e a estreia no segmento de música com uma coluna desenvolvida em parceria com a Clear.

O RoWrite 2 é um “smart notebook” e Bill Liu diz que já o usa há mais de um ano e que aumentou em muito a sua produtividade. Usa um caderno de papel normal, mas tudo o que é escrito com a caneta incluída no pacote é sincronizado digitalmente com uma aplicação que está disponível para Windows, Mac, iOS e Android.

Os sensores na capa de cabedal, que agora é muito mais fina e leve do que no modelo anterior, fazem a diferença, e pode ser usado qualquer tipo de caderno dentro do RoWrite. A bateria dura 30 dias.

O SAPO TEK já experimentou e verificou que há ainda algumas falhas na sincronização, e também na sobreposição da escrita quando se move o caderno ou simplesmente quando se volta a escrever no papel.

CES 2019: Smartphone que se dobra tem nova versão mas muito a melhorar
CES 2019: Smartphone que se dobra tem nova versão mas muito a melhorar
Ver artigo

O novo modelo já pode ser encomendado e vai estar disponível no segundo trimestre na Europa, por um preço de 129 euros, que é bastante acessível comparado com outras opções semelhantes que existem no mercado.

Menos acessível é a coluna de som, a Mirage Smart Speaker, uma caixa de som cilíndrica desenvolvida com a Clear que tem um ecrã AMOLED de 8 polegadas, sensível ao tacto, e uma câmara de 5 MP que pode servir para gravar vídeo ou fotografias. A coluna é compatível com a assistente digital Alexa da Amazon e vai estar à venda no segundo trimestre no mercado norte americano por 899 dólares e no Reino Unido por 799 libras.

O SAPO TEK está a na CES 2020 em Las Vegas para descobrir as principais tendências e os gadgets mais interessantes, mas também os mais estranhos e pode acompanhar aqui todas as notícias que vamos trazendo em direto de Las Vegas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.