Chegou esta semana ao mercado o primeiro leitor de ebooks equipado com os novos ecrãs Mirasol, da Qualcomm, que a fabricante garante combinarem benefícios do e-ink - como o conforto e facilidade de leitura em ambientes com muita luminosidade e o baixo consumo energético - e a capacidade de reprodução de conteúdos a cores e vídeos, normalmente associadas a dispositivos com ecrã LCD.

Graças à tecnologia empregue, conhecida como IMOD - Interferometic MOdulator Display (tecnologia modlular “interferométrica”), o ecrã em causa não necessita de retroiluminação e não emite luz, recorrendo à luz ambiente para o efeito, o que torna a leitura muito menos cansativa para os olhos e aumenta a autonomia do equipamento.

[caption]Kyobo eReader[/caption]

De acordo com o comunicado que acompanhou o lançamento, a bateria do dispositivo deverá ser suficiente para “semanas de leitura”, em “padrões normais de utilização”, o que significa cerca de 30 minutos de leitura por dia, com a ligação Wi-Fi desligada. Note-se ainda que o equipamento não conta com conectividade 3G.

O dispositivo apresentado chama-se Kyobo eReader - nome que se fica a dever aos repsonsáveis pelo lançamento, a Kyobo, líder do mercado de venda de livros na Coreia do Sul - e vai custar cerca de 227 euros (349 wons).

O ecrã integrado, da autoria da Qualcomm, mede 5,7 polegadas e oferece uma resolução XGA (1.024x768 e 223ppi). É tátil e capacitivo.

Também da Qualcomm é o processador incluído no leitor, um Snapdragon S2 (de um só núcleo) de 1 GHz.

[caption]Kyobo eReader[/caption]

O leitor da Kyobo vem equipado com o sistema operativo móvel da Google na sua versão 2.3, o Android Gingerbread, cujo interface foi personalizado pela livraria.

Para já, fica disponível apenas na Coreia do Sul, mas a Kyobo declarou que pretende alargar a comercialização a outros mercados, embora não tenha avançado mais detalhes sobre o assunto.

[caption]Kyobo eReader[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.