Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, nos EUA, está a trabalhar no desenvolvimento de lentes de contacto com sensores e antenas integrados, que lhes permitem enviar e receber dados ou mesmo a sua visualização numa espécie de "ecrã suspenso" que surge em frente dos olhos do utilizador.

A tecnologia a integrada nestas lentes permitir-lhes-á levar a cabo funções com uma complexidade semelhante às desempenhadas por um telefone, explicam os responsáveis pelo projeto num vídeo onde se avançam algumas das potencialidades do produto.

Os sensores e recetor wireless integrados poderão, por exemplo, ser usados para recolher e transmitir aos médicos informações importantes sobre os pacientes.

Outra das possibilidades é dotar as lentes de um ecrã que reproduz a informação diante dos olhos do utilizador, "como se suspensa no ar", e pode ser ligado e desligado. Os dados apresentados neste ecrã poderão substituir o recurso a dispositivos como relógios e alarmes, smartphones, computadores ou televisores, ao reproduzir os conteúdos nas próprias lentes.

O trabalho ainda se encontra nua fase inicial de desenvolvimento, havendo muito trabalho pela frente, mas os resultados dos primeiros testes são promissores e os responsáveis pelo projeto estão otimistas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.