Desde o final da semana passada que um pouco por todas as redes na Internet surgem novos memes sobre a COVID-19, uma tendência que já em março tinha ajudado a atravessar os piores dias com humor e que volta a contar com uma dose extra de criatividade nacional. As novas medidas do governo, nomeadamente o recolher obrigatório aos fins de semana a partir das 13h, têm sido alvo de brincadeiras na Internet, reforçando a ideia de que, mesmo em plena crise de saúde pública, a criatividade não deixa de existir e de ser partilhada.

A nova agenda dos portugueses totalmente alterada nos fins de semana tem sido o tema mais comum dos memes, com os passeios dos animais de estimação a tornarem-se, novamente, também um assunto abordado. E como reorganizar a rotina durante o sábado e o domingo? Beber álcool fora de casa até às 12h59 é uma das possibilidades em cima da mesa.

Veja alguns dos memes sobre o novo Estado de Emergência que se têm vindo a tornar populares

O recolher obrigatório nos dias de semana para muitas pessoas também não escapou ao humor. Com as novas medidas, passa a ser proibida a circulação entre as 23h e as 5h da manhã, o que levou os internautas a aproveitarem esta regra para explorarem novos memes.

Memes COVID-19 - Estado de Emergência de novembro
Reação da Internet às medidas do governo português em novembro de 2020

As medidas que inundaram a Internet com memes

De recordar, que dando sequência ao Estado de Emergência decretado no dia 6 de novembro de 2020 pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, desde 9 de novembro que 121 concelhos passaram a estar sob medidas apertadas. Entretanto, mais 77 concelhos passam, a partir de segunda-feira, 16 de novembro, a ser obrigados a cumprir estas regras. No total, serão, assim, 191, já que sete saíram da "lista negra".

Do pacote destas medidas fazem parte ainda outras que querem ajudar a diminuir os casos de COVID-19 em Portugal, depois de vários meses em que a tendência tem sido o aumento de infeções e mortes no país. A possibilidade de se realizarem testes de diagnóstico para a COVID-19 em estabelecimentos de saúde ou estruturas residenciais foram algumas das apostas do governo.

Como reagiu em março a Internet à pandemia em todo o mundo?

Na primeira vaga da pandemia, em março, o humor também foi para muitos internautas uma forma de lidar com a ansiedade e o pânico em torno da COVID-19. Para quem teve de passar um tempo extra em casa, com os governos de vários países a implementaram medidas de isolamento e quarentena obrigatória, os memes foram um dos escapes.

Na altura, o SAPO TeK reuniu alguns dos memes mais populares. Veja na fotogaleria

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.