A simbologia está já demasiado explorada e mesmo aqui no SAPO TEK sentimos a dificuldade de representar em imagens todos os temas que tratamos à volta da Inteligência Artificial (IA), e da Inteligência Artificial Generativa. À procura de novas representações que possam alargar a forma como visualizamos a IA, a Google desenvolveu um projeto onde quer quebrar os estereótipos.

A ideia é que estes podem ter impacto negativo na opinião pública ao perpetuar a ideia de robótica, código e cérebros azuis, mas também mantendo preconceitos, como a representação prioritária de homens brancos. A falta de diversidade de género, assim como de perspetivas globais, que amplificam desigualdades, é uma das bases do projeto Visualising AI.

Artistas de várias partes do mundo foram convidados para criar representações mais diversas e acessíveis e as imagens inspiraram debates com cientistas, engenheiros e responsáveis pela área de ética.

Estes são alguns dos resultados que foram partilhados. Clique nas imagens para mais detalhe

Muitas das imagens que foram criadas estão agora disponíveis para utilização livre, com direitos creative commons, no Pexels e no Unsplash, e créditos do Google Deepmind.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.