Se lhe perguntarmos qual foi o primeiro videojogo a obter sucesso comercial, talvez responda Pong e está certo. Mas antes do sucesso do famoso jogo da Atari, o primeiro videojogo comercial foi Computer Space, estreado no dia 15 de outubro de 1971. A máquina, com um aspeto futurística, esteve presente no evento Music Operators of America, curiosamente dedicado à divulgação de máquinas jukebox, de pinball e outros jogos para bares operados com moedas. E Computer Space abriu caminho ao boom das máquinas arcade que se seguiram ao longo dos anos, começando pelo bem-sucedido Pong.
O jogo Computer Space foi criado por uma empresa chamada Nutting Associates e colocava o jogador nos controlos de um foguetão em combate contra dois discos voadores. Um jogo de naves, numa época em que se vivia a fantasia das missões Apollo com a chegada do Homem à Lua, tinha tudo para resultar.
Veja na galeria imagens da máquina arcade e do jogo Computer Space:
Infelizmente o tema não foi suficiente para atrair um vasto público e Computer Space não teve grande expressão comercial. No entanto, abriu portas aos seus criadores, que saíram da empresa para formar uma outra chamada Atari, essa sim com um grande impacto na indústria dos videojogos, como se sabe.
Computer Space foi criado por Nolan Bushnell, o pai da Atari e de Pong, tendo referido que o primeiro jogo falhou porque o público foi subestimado e que este era complicado para os padrões da altura. E as pessoas não estavam para ler instruções de como jogar.
Mas investigações mais recentes, por parte dos historiadores dos videojogos, afirmam que Computer Space, que na verdade foi a exploração comercial de Spacewar! criado por engenheiros do MIT em 1962, falhou pela falta da mecânica de gravidade no controlo da nave. Um efeito que outros clones do jogo original, como The Galaxy Game (que saiu dois meses depois) e Space Wars acabaram por oferecer e a angariar mais público para o jogar. A gravidade introduziu mais intensidade e diferentes estratégias, atraindo mais público.
Até meados de 1972, Computer Space vendeu cerca de 1.000 cabines, sendo que no total chegou às cerca de 1.500 unidades vendidas.
Mesmo não sendo um sucesso comercial, e não tão influente como Pong, Computer Space acabou por mostrar o caminho para o futuro do design de videojogos, introduzindo termos e designs que viriam a inspirar os criadores no futuro. Como curiosidade, o filme de ficção científica Soylent Green de 1973, com Charlton Heston, passava-se em 2022 e numa das cenas apareceu alguém a jogar na máquina.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários