É sempre impressionante assistir ao mundo de um prisma diferente e as fotos microscópicas apresentam-se coloridas e repletas de detalhes imagináveis. É essa criatividade que a Nikon cativa no concurso anual Small World, que este ano recebeu mais de 2.000 entradas de cerca de 90 países.

E a foto vencedora deste ano foi uma imagem de um peixe-zebra, captada pela tripla Daniel Castranova, Dr. Brant Weinstein e Bakary Samasa, onde se destacam as suas veias linfáticas em tons laranja néon. E a foto em questão foi muito importante porque demonstra que também os peixe-zebra têm veias linfáticas na sua cabeça, algo que anteriormente se pensava que apenas os mamíferos tinham. Neste sentido, a espécie torna-se mais fácil de estudar do que um mamífero, no campo das doenças do cérebro.

O concurso de imagens microscópicas realiza-se há 46 anos e é dirigido a cientistas, artistas, fotógrafos ou simples entusiastas que devem utilizar microscópios equipados com sensores óticos para captar todos os detalhes.

Fotografias do Close-up Photographer of the Year mostram uma nova visão (mais próxima) do mundo
Fotografias do Close-up Photographer of the Year mostram uma nova visão (mais próxima) do mundo
Ver artigo

A lista de imagens, que pode ver na galeria, é impressionante, desde o perfil de uma traça australiana, esporos de fungos, línguas de caracóis, um nó num cabelo humano, embriões de peixe-palhaço, e muitos outros seres que parecem saídos de uma lista de ingredientes de feitiçaria de Hogwarts…

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.