Os robots também podem ser “mestres” da limpeza, que o diga o mais recente projeto do X, o laboratório de inovação da Alphabet, a casa-mãe da Google. Os especialistas estão a desenvolver autómatos desenhados para manter a sujidade o mais longe possível e os protótipos do projeto Everyday Robots andam já a tratar de algumas tarefas pelas instalações da Google.

No blog oficial do laboratório de inovação, Hans Peter Brøndmo, Chief Robot Officer do projeto, explica que está a ser operada uma “frota” com mais de 100 protótipos, que estão a tratar autonomamente de uma série de tarefas de limpeza, como, por exemplo, separar lixo e prepará-lo para ser reciclado, apanhar copos descartados ou limpar mesas.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre os ajudantes robóticos

Os autómatos, que estão a ser desenvolvidos desde 2019, usam rodas para se locomoverem de um lado para o outro e dispõem de um braço flexível com uma espécie de “mão” multiusos na ponta, além de uma câmara e de sensores de visão computorizada para se poder orientar.

O responsável detalha que os robots usam também uma combinação de várias técnicas de machine learning para perceberem o mundo ao seu redor e tornarem-se progressivamente mais habilidosos no seu trabalho.

Já conhece a nova dupla de ajudantes domésticos da Samsung? Veja os Bots Care e Handy em ação
Já conhece a nova dupla de ajudantes domésticos da Samsung? Veja os Bots Care e Handy em ação
Ver artigo

Embora a visão do laboratório ainda esteja longe de se concretizar, Hans Peter Brøndmo afirma que os resultados das mais recentes experiências sugerem que os especialistas estão no caminho certo. Agora, o objetivo é acelerar o processo de prototipagem dos robots, com um foco na expansão do programa-piloto de implementação a mais escritórios da Google.

A Alphabet não é a única tecnológica que está a desenvolver ajudantes robóticos capazes de tratar de tarefas mais domésticas. Na edição de 2021 da CES a Samsung revelou os os Bots Care e Handy: um par de robots que o relembram de todas as tarefas mais importantes, que tratam das limpezas domésticas e que até lhe servem uma bebida ao final do dia.

Clique nas imagens para relembrar os robots da Samsung

Para lá da Samsung a Toyota está também a fazer progressos no mundo da robótica e treinou os seus robots para serem ajudantes domésticos, preparando-os para lidarem com tarefas, em particular as que envolvem superfícies espelhadas ou transparentes, que deixam outros autómatos confusos, como pode ver no vídeo que se segue.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.