Os robots têm sempre um lugar de destaque na CES e a edição de 2021 não está a ser uma exceção à regra. Além de criações mais “fofinhas”, como o Moflin, um pequeno autómato felpudo controlado por um sistema de Inteligência Artificial, há também espaço para pensar no futuro dos ajudantes robóticos domésticos.

A pensar nos novos estilos de vida mais “caseiros”, causados pela pandemia de COVID-19, a Samsung deu a conhecer um novo conjunto de soluções tecnológicas para tornar o dia-a-dia mais fácil e aproveitou a sua apresentação na maior feira de tecnologia dos Estados Unidos para revelar dois robots que prometem mudar a forma como tudo funciona em casa.

Clique nas imagens para conhecer os novos robots da Samsung

Quase saídos de um filme de ficção científica futurista, os Bots Care e Handy, que ainda estão em fase de desenvolvimento, recorrem a sistemas de IA para realizar um vasto número de tarefas. Por um lado, o primeiro dos autómatos apresenta-se como uma versão física de um assistente inteligente, como a Alexa, Siri ou Google Assistent.

A Samsung explica que, através de IA, o Bot Care é capaz de reconhecer e dar uma resposta ao comportamento do utilizador. Sob rodas, o robot dispõe de uma “cabeça” com um ecrã digital, onde surgem os seus “olhos” e outros ícones animados, e com um pequeno monitor no topo, ideal para reuniões virtuais.

O Bot Care foi programado para aprender com os hábitos do seu dono, lembrando-o de todas as tarefas e eventos importantes que estão na sua lista de afazeres e alertando-o, por exemplo, para quando precisa de fazer uma pausa do trabalho.

Veja os Bots Care e Handy da Samsung em ação

Fora do escritório, o Bot Handy usa também IA, desta vez para reconhecer e pegar em objetos de diversas formas, tamanhos e pesos. O robot é capaz de perceber as diferenças entre os materiais que compõem os objetos de forma a utilizar a quantidade certa de força para agarrá-los e levá-los para outro espaço da casa.

A Samsung afirma que o Bot Handy promete tornar-se uma “extensão” do utilizador, servindo como uma mão extra nas tarefas domésticas: seja a colocar pratos, talheres e copos na máquina de lavar, a pôr roupa suja no cesto adequado, a guardar compras ou a pôr a mesa.

CES 2020: Lembra-se do BB-8 do Star Wars? A Samsung tem uma versão mais pequena e chama-se Ballie
CES 2020: Lembra-se do BB-8 do Star Wars? A Samsung tem uma versão mais pequena e chama-se Ballie
Ver artigo

Os robots domésticos têm vindo a desempenhar um papel de relevo nas apresentações da Samsung na CES. Ainda no ano passado, a fabricante sul-coreana revelou o Ballie, um pequeno autómato parecido ao BB-8 dos mais recentes filmes da saga Star Wars, que pode gerir as funções da casa, abrindo cortinas, ligando a TV ou o aspirador e até brincar com os animais de estimação.

O SAPO TEK está a acompanhar tudo o que de mais importante se passa na CES 2021. Veja aqui todas as novidades e anúncios da maior feira de tecnologia dos Estados Unidos que este ano decorre em modelo totalmente virtual.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.