
A primeira fase do eclipse começou cedinho, pelas 05h19 (hora de Lisboa), quando a sombra da Terra começou a ocultar a Lua. Só pelas 06h58 se registou a fase total, que transforma a Lua numa esfera avermelhada. A visibilidade no céu português já terá diminuído entretanto, com a Lua a esconder-se a Oeste e o Sol a surgir a Este.
Os melhores lugares para assistir ao eclipse completo estarão os observadores na América do Norte e do Sul, e é dai que pode continuar a acompanhar o fenómenos online, através da transmissão do Griffith Observatory no YouTube., até que a sombra da Terra se afaste completamente da Lua. Isso deverá acontecer pelas 10h00 da manhã, hora de Portugal continental.
Para já a Lua já saiu da umbra, a fase em que a sombra da Terra oculta completamente o seu satélite natural, o que aconteceu pelas 8h48. Ainda se mantém na penumbra, pelo que aparece menos brilhante do que é normal, como é possível ver no vídeo.

No observatório de Griffith os astrónomos explicam que todos os eclipses são ligeiramnete diferentes pela forma como os astros se deslocam, e que este teve destaques especiais na parte norte da Lua, atingindo também uma coloração que foi mais laranja do que vermelha.
Entretanto já foram publicadas as primeiras imagens de entusiastas que esqueceram o sono e colocaram os seus instrumentos em ação para captar o eclipse. Veja algumas das que já foram publicadas, de Ferrol em Espanha a São Paulo, no Brasil, passando por Caracas e Havana.
As condições meteorológicas atrapalharam a visualização em alguns locais, mas é possível que nas próximas horas sejam partilhadas mais imagens. Para ver o fenómeno não é necessário ter equipamento especial, mas a captação de imagens não é tão simples.
O fotógrafo Tyler Schlitt partilhou o seu setup para as imagens do eclipse.
Durante um eclipse total, a Lua adquire um tom avermelhado ou alaranjado, fenómeno conhecido como “Lua de Sangue”. Este efeito ocorre porque a luz solar que atravessa a atmosfera terrestre é filtrada, deixando apenas as tonalidades quentes a atingirem a superfície lunar. É como se todas as auroras e poentes do mundo fossem projetados na Lua.
Veja o vídeo de explicação da NASA
Este ano ainda acontece um segundo eclipse total da Lua, a 7 de setembro, mas apenas será visível na sua plenitude no Algarve, e parcialmente nas regiões da Madeira, Lisboa e Porto.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais imagens e informação. Última atualização 9h04
Comentários