
Nos dias que correm o mais provável é sermos alvo de um ataque informático e nem sequer sabermos. Pois enquanto assim for o cibercriminoso pode continuar a explorar o nosso computador e smartphone à vontade.
Mas o mesmo não se passava nas décadas de 1980 e 1990. Aliás, pelo que é possível ver no Museu do Malware - integrado dentro do projeto Arquivos da Internet -, quanto mais espalhafatoso fosse, melhor.
O espaço tem a curadoria do diretor de pesquisa da empresa de segurança F-Secure, Mikko Hypponen. Lá é possível ver mais de 60 malware ‘velhinhos’ em ação. Pode carregar em qualquer proposta que o código malicioso já foi removido. Aqui reunimos apenas alguns.
Na prática o que o Museu do Malware faz é uma emulação da atividade dos vírus nos computadores de antigamente. Vistos assim - ao longe no tempo - os vírus até parecem engraçados.
Atualmente a realidade continua a ser dura, mas faz-se em moldes diferentes: eles vão extorqui-lo, roubá-lo e infetá-lo - a menos que saiba proteger-se na Internet.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Descubra mais sobre a música que está a ouvir no Spotify com a MusicAI Bubble -
Site do dia
Torne-se o terror dos sete mares no jogo oficial dos Piratas das Caraíbas -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários