Cuba encara a mais recente edição do jogo Call of Duty, da Activision, como um ataque político dirigido ao seu regime, tendo vindo condenar publicamente o que considera ser mais uma ofensiva por parte dos EUA contra Cuba - uma vez que o título é norte-americano.
Na origem das tensões está o facto de "Call of Dutty: Black Ops" incluir uma missão que tem como objectivo final o assassinato de Fidel Castro, o histórico líder cubano.
O Governo de Raul Castro acusa os norte-americanos de reproduzirem no videojogo aquilo que não conseguiram fazer, na prática. "O que o Governo dos Estados Unidos pretende agora é alcançar virtualmente o que não conseguiu em mais de 50 anos", veicula a agência oficial cubana Cubadebate.
Os tiroteios - que têm como palco a cidade de Havana - começam com os norte-americanos a tentar recrutar um colaborador na Ilha, sendo interrompidos por militares locais. Se for bem sucedido, o jogador consegue entrar no quartel-general onde está "el comandante" e baleá-lo, tendo direito a uma palavra de incentivo: "Parabéns, ganhou o troféu. Morte aos ditadores".
[caption][/caption]
O artigo destaca ainda o facto de a missão, que decorre em 1962, antes da crise dos mísseis, ser a primeira proposta pela mais recente edição de Call of Duty, um videojogo que transporta o jogador para diversos "territórios inimigos" durante o período da Guerra Fria e que, entre outras críticas, é classificado como "um divertimento para psicopatas".
[caption][/caption]
Abaixo reproduzimos mais algumas das imagens e um vídeo de apresentação do título que está a gerar polémica, mas também recordes de vendas. Lançado esta terça-feira, dia 9, foi considerado o mais solicitado de sempre em período de pré-vendas nos EUA, segundo a retalhista GameStop. Recorde-se que o seu antecessor "Call of Duty: Modern Warfare" foi considerado um dos mais vendidos em vários tops mundiais.
[caption][/caption]
[caption][/caption]
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários