Cuba encara a mais recente edição do jogo Call of Duty, da Activision, como um ataque político dirigido ao seu regime, tendo vindo condenar publicamente o que considera ser mais uma ofensiva por parte dos EUA contra Cuba - uma vez que o título é norte-americano.

Na origem das tensões está o facto de "Call of Dutty: Black Ops" incluir uma missão que tem como objectivo final o assassinato de Fidel Castro, o histórico líder cubano.

O Governo de Raul Castro acusa os norte-americanos de reproduzirem no videojogo aquilo que não conseguiram fazer, na prática. "O que o Governo dos Estados Unidos pretende agora é alcançar virtualmente o que não conseguiu em mais de 50 anos", veicula a agência oficial cubana Cubadebate.

Os tiroteios - que têm como palco a cidade de Havana - começam com os norte-americanos a tentar recrutar um colaborador na Ilha, sendo interrompidos por militares locais. Se for bem sucedido, o jogador consegue entrar no quartel-general onde está "el comandante" e baleá-lo, tendo direito a uma palavra de incentivo: "Parabéns, ganhou o troféu. Morte aos ditadores".

[caption]screenshot Call of Duty: Black Ops[/caption]

O artigo destaca ainda o facto de a missão, que decorre em 1962, antes da crise dos mísseis, ser a primeira proposta pela mais recente edição de Call of Duty, um videojogo que transporta o jogador para diversos "territórios inimigos" durante o período da Guerra Fria e que, entre outras críticas, é classificado como "um divertimento para psicopatas".

[caption]screenshot Call of Duty: Black Ops[/caption]

Abaixo reproduzimos mais algumas das imagens e um vídeo de apresentação do título que está a gerar polémica, mas também recordes de vendas. Lançado esta terça-feira, dia 9, foi considerado o mais solicitado de sempre em período de pré-vendas nos EUA, segundo a retalhista GameStop. Recorde-se que o seu antecessor "Call of Duty: Modern Warfare" foi considerado um dos mais vendidos em vários tops mundiais.

[caption]screenshot Call of Duty: Black Ops[/caption]

[caption]screenshot Call of Duty: Black Ops[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.