![Curiosity ajuda a perceber como a água formou a paisagem de Marte](/assets/img/blank.png)
A NASA convocou uma conferência onde mostrou que a informação que está a ser recolhida pelo robot Curiosity em Marte indica que a existência de água à superfície do planeta vermelho ajudou a moldar a paisagem.
Os dados indicam que o Monte Sharp, que a Curiosity está a explorar, foi construído com sedimentos depositados num grande lago ao longo de milhões de anos.
Ashwin Vasavada, cientista responsável pelo projeto no Jet Propulsion Laboratory, adianta que se as hipóteses se confirmarem põem em causa a ideia de que as condições de calor e humidade foram temporárias no planeta, ou que aconteceram apenas abaixo da superfície. Uma explicação mais radical é que a atmosfera de Marte permitiu aumentar as temperaturas de forma global, mas ainda está por confirmar.
A exploração do Monte Sharp pode ter a solução para este mistério. A Curiosity está a explorar a zona mais baixa de camadas de sedimentos e identificou deltas semelhantes aos que existem na Terra e outras configurações que sugerem a existência de água à superfície.
À medida que a Curiosity sobe a montanha serão feitas várias experiências que pretendem mostrar padrões da forma como a atmosfera, água e sedimentos afetaram a superfície, e se havia condições para o aparecimento de vida microbiológica, como se explica no vídeo que reproduzimos abaixo.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários