Project Haven, uma criação de Joana Dimas e Sérgio Gil do estúdio português Foresight Games, está a “dar cartas” no panorama dos videojogos indie. Com uma história concebida para apelar a um público mais maturo, o jogo tático para PC coloca os jogadores ao comando dos Steel Dragons, grupo de mercenários que luta pela sobrevivência nas ruas de Haven, a última cidade do planeta.

Ao SAPO TEK, a equipa da Foresight Games conta que tudo começou por volta do ano 2015, com uma grande inspiração no clássico jogo tático por turnos Jagged Alliance 2, lançado em 1999, visto por muitos como um dos títulos mais completos e complexos do género, e que estavam a tentar jogar.

A ideia de criarem o seu próprio jogo acabou por surgir, numa altura em que o Unreal Engine 4 tinha sido lançado há relativamente pouco tempo. Embora, no início, fosse pensada para ser algo simples, a ideia traduziu-se na criação de um protótipo “com umas ideias já ligeiramente diferentes do original”, explica Sérgio Gil.

Foresight Games
Joana Dimas e Sérgio Gil créditos: Foresight Games

A dupla publicou-o no Steam Greenlight e a “faísca” do projeto acendeu-se: “[o jogo] foi aprovado super rápido, com imensos cometários positivos de pessoas que queriam jogar algo do género e decidimos ir mesmo para a frente com isto”.

Sérgio, que tinha o seu trabalho na área de desenvolvimento de jogo, e Joana, que estava a fazer doutoramento em informática, viram-se a braços com uma tarefa complexa: “Foi complicado e foi preciso ter muita motivação e acreditar muito no projeto para continuar”. Mas, todo o feedback e apoio que foram recebendo fê-los manter a esperança e, depois de um desenvolvimento mais em “part-time”, nos últimos três anos, a equipa dedicou-se a tempo inteiro ao projeto.

Uma experiência de reconhecimento "surreal"

Em setembro de 2019, a Foresight Games anunciou a título mais oficial o Project Haven. Já em 2020, a equipa decidiu concorrer ao Big Indie Pitch, uma competição dedicada a videojogos de developers independentes, sendo depois selecionada para o Top 20.

Numa call através do Zoom, devido à pandemia de COVID-19, a equipa fez o seu pitch a um painel de especialistas da área e investidores. “Era a primeira vez que fazíamos um pitch assim. Descrever um jogo em que trabalhamos cinco anos em apenas cinco minutos não é fácil”.

A expetativa de ganhar um prémio não era assim tão alta e mesmo que não recebessem qualquer distinção a equipa afirma que “a experiência tinha sido espetacular de qualquer maneira, porque ajudou-nos a simplificar também como explicar o nosso jogo num tempo relativamente curto”.

Porém, quando menos esperavam, os júris anunciaram que a Foresight Games era mesmo a grande vencedora. “Foi uma experiência tão surreal porque não estávamos mesmo nada à espera de ganhar, apesar de termos tido anteriormente sempre bom feedback e de termos uma comunidade que nos tem apoiado, algo crucial para o desenvolvimento do jogo”, sublinha Sérgio.

Além do reconhecimento, descrito por Joana como uma sensação “de outro mundo”, a developer enfatiza que “a própria experiência foi tão recompensadora”, devido à partilha de ideias e contacto com os restantes participantes.

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Em setembro desse ano, na Gamescom 2020, a criação do estúdio foi um dos 185 videojogos de 51 países escolhidos por um júri com mais de 40 experts da indústria para fazer parte da arena virtual dedicada ao melhor do mundo dos videojogos indie.

“Com os reconhecimentos que temos recebido, a motivação está no mais alto possível”, em especial, com a MegaGrant que receberam por parte da EpicGames em dezembro, depois de terem concorrido ao programa da criadora de Fortnite.

“Nós recebemos um sim e, embora não saibamos exatamente os motivos [por trás da decisão da Epic], gostamos de acreditar que foi por tudo um pouco e, em especial, pelo facto de, para uma equipa tão pequena, teros conseguido fazer um jogo tão complexo e tão ambicioso como o Project Haven”.

Apesar de optarem por não divulgar publicamente o valor do financiamento que receberam, a equipa explica que “a maior parte será para marketing do próprio jogo, que achamos que é uma parte muito importante. Hoje em dia saem imensos jogos e às vezes grandes títulos perdem-se no meio de tantos outros”.

Para já, Project Haven ainda está na fase final de desenvolvimento, e a Forsight Games espera poder anunciar grandes novidades relativamente à data de lançamento do jogo muito em breve.

Já a pensar no futuro, a equipa dá a conhecer que gostaria de expandir o universo em que o Project Haven se situa, seja através de DLCs, de um Project Haven 2 ou até de um spin-off. “É algo que nós passamos imenso tempo a desenvolver e consideramos que é um universo que tem bastante potencial para mais histórias se passarem e para acontecer mais gameplay".

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