O teletrabalho fez-nos prestar mais atenção às nossas webcams. Uma vez que as nossas reproduções digitais são mais importantes do que nunca, tanto em contexto profissional como social, a qualidade da imagem passou a importar, mesmo para quem não tem um canal de streaming. Se tiver uma action cam ou uma DSLR que funcione como webcam, pode resolver o problema, mas caso sinta que precisa de investir num modelo novo, capaz de entregar uma imagem de alta resolução, saiba há uma nova opção no mercado.

A UltraSharp Webcam, da Dell, é capaz de gravar em 4K, a 30 frames por segundo. A câmara conta com um sensor Sony Starvis, que é comum encontrar em câmaras de vigilância. O hardware serve para garantir a qualidade de imagem, mesmo em ambientes pouco iluminados. Graças a um modo HDR há também a possibilidade de equilibrar brilhos e cor em situações onde pode contar com mais iluminação.

Esta webcam de 8,3MP dá-lhe também a possibilidade de escolher uma de três configurações de campo de visão. Uma opção de 90 graus permite-lhe mostrar mais do cenário, ao passo que a de 78 graus aperta mais o ângulo no utilizador. A terceira opção, de 65 graus, permite-lhe fazer planos apertados do rosto.

A UltraSharp Webcam oferece um zoom digital de até 5x e uma solução de inteligência artificial que o deixará sempre centrado na imagem, mesmo quando se mexe, tal como já existe no último iPad Pro.

A Dell fez também questão de inserir uma tampa amovível que lhe permite garantir a sua privacidade quando quiser permanecer "escondido". Um detalhe que vale a pena sublinhar é que a tampa pode prender-se magneticamente à parte traseira da câmara, para que não corra o risco de a perder.

Dada a crescente utilização de software de produtividade e comunicação profissional, a tecnológica fez questão de certificar a UltraSharp Werbcam junto da Microsoft e da Zoom, o que significa que o aparelho foi testado e aprovado com os serviços de chat de ambas as marcas.

A UltraSharp Webcam já está disponível em todo o mundo e custa cerca de 200 dólares.