A Google é conhecida por ter um dos mais descontraídos e quem sabe excêntricos espaços de trabalho do mundo. A ideologia é aplicada não só ao Googleplex, o quartel-general da tecnológica em Mountain View, como aos restantes espaços que a empresa tem espalhados pelo mundo. E no Google Campus Madrid ainda se sente esta influência.

Apesar de não ser um espaço da tecnológica, é apoiado pela Google. É uma incubadora que está sob a alçada da gigante dos motores de busca e que conta sobretudo com jovens empresas espanholas. No Campus Madrid a portuguesa Clickly também tem um lugar reservado.

Espaços amplos, mesas que apelam ao convívio, paredes escritas pelos próprios empreendedores e uma decoração moderna, mas minimalista, são elementos que marcam presença nos dois andares disponíveis para visitas. A incubadora fica num antigo edifício de tijolo, totalmente renovado e que está apenas a algumas centenas de metros do palácio da família real espanhola.

O TeK aproveitou a apresentação do programa Android One para Portugal e Espanha, que teve lugar no Campus Madrid, para ficar a conhecer melhor o espaço. Uma visita que agora também pode ser feita pelos leitores:

"Este é um centro nevrálgico de empreendedorismo que tem apenas três meses e que está em ebulição", considerou o diretor-geral da Google Portugal e Espanha, Javier Rodriguez Zapatero.
E para o executivo, este é apenas um dos exemplos que está a fazer o ano de 2015 um grande ano para a Google na Península Ibérica, no qual Portugal tem recebido um maior foco nos serviços de mapas e também na área da cultura.

Rui da Rocha Ferreira