O evento The Game Awards, que este ano celebrou 10 anos, não é apenas a celebração dos melhores jogos do ano, mas o palco onde as editoras revelam as suas novidades. E esta edição não foi exceção, com dezenas de novidades que vão chegar em 2025 e 2026, entre óbvias sequelas e anúncios surpreendentes.
E houve surpresas inesperadas, como o anúncio do novo jogo da Naughty Dog, a criadora de Uncharted e The Last of Us, que desta vez decidiu explorar uma história de ficção científica em Intergalactic: The Heretic Project. O jogo tem como protagonista Jordan A. Mun, que, ao explorar o espaço, acaba por aterrar em Sempiria, um planeta distante que esteve incomunicável com o universo exterior durante centenas de anos.
Veja na galeria imagens das novidades do The Game Awards:
Os fãs de The Elden Ring receberam este ano Shadow of the Erdtree, expansão que foi nomeada para o melhor jogo do ano. O estúdio FromSoftware já está a preparar o próximo capítulo chamado Nightreign e será uma experiência cooperativa em forma de spinoff que chegará em 2025. Já a CD Projekt RED levou para o evento a revelação oficial de The Witcher 4, num vídeo que mostra Ciri, a nova protagonista no lugar de Geralt.
Dificilmente os fãs de jogos de culto como Ico, Shadow of the Colossus ou mais recentemente The Last Guardian pudessem assistir à revelação do próximo jogo do produtor lendário Fumito Ueda. O pequeno teaser, apelidado de Project: Robot, mostra a relação de um jovem com um gigantesco robot numa cena apocalíptica. Também foi mostrado um trailer de apresentação de Borderlands 4, a famosa série de ação multijogador baseado num mundo pós-apocalítica da Gearbox.
Outra surpresa é a sequela de Okami da Capcom, que tem como líder Hideki Kamiya, que saiu da PlatinumGames para formar um novo estúdio chamado Clovers. Confuso? Sim, o jogo original foi criado pela Clover Studio, na altura igualmente contando com o produtor até este ser encerrado. “Bom filho à casa torna” nesta espécie de reboot. E por falar em reboot, a Namco Bandai tem uma nova versão de Pac-Man que vai surpreender muita gente nestes 45 anos, a não ser que tenha assistido ao episódio dedicado da série da Amazon Prime, Secret Level. Sem spoilers, veja por si o novo sentido de comer as bolinhas e fugir dos fantasmas.
Veja o trailer de The Witcher 4:
No mundo das sequelas, The Outer Worlds 2 foi revelado pela primeira vez, um novo RPG criado pela Obsidian Entertainment com lançamento em 2025, curiosamente com outro jogo da calha chamado Avowed. Também a SEGA recuperou a sua antiga série de combate e anunciou Virtual Fighter 6. A grande surpresa é que o jogo está a ser produzido pelo estúdio Ryu Ga Gotoku, o mesmo da série Yakuza: Like a Dragon. E como se não bastasse, foi também revelado outro título do universo Yakuza, chamado Project Century, que leva a série para 1915, O estúdio tem assim três produções em mãos, juntando-se a Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii.
Outro anúncio emocionante foi Split Fiction, da Hazelight Studios, especialista em criar experiências cooperativas para dois jogadores, como It Takes Two e A Way Out. O novo jogo não é diferente e tem duas personagens, uma ligada ao mundo da fantasia e a outra na ficção científica que têm de unir esforços para ultrapassar os desafios.
A lista de jogos mostrados e revelados continuaram, com um novo Onimusha: Way of the Sword, quase 20 anos depois do último capítulo da série. Soni Racing: CrossWorlds é um novo jogo de corridas com o popular ouriço azul. E Mafia: The Old Country, que já era conhecido, foi mostrado num novo trailer, com data marcada de lançamento no verão do próximo ano. A Saber Interactive revelou Turok: Origins, outro jogo clássico que está de regresso, um FPS que coloca em combate guerreiros indígenas, mas equipados com alta tecnologia contra dinossauros. E para os jogadores retro, Ninja Gaiden: Ragebound está a ser produzido pela The Game Kitchen e a DotEmu, prometendo uma viagem aos primórdios da série e recuperar a sua jogabilidade em pixel art 2D.
Veja o trailer de Intergalactic: The Heretic Project:
A Square Enix revelou que Final Fantasy 7 Rebirth vai chegar ao PC no dia 23 de janeiro e à boleia, a PlayStation vai também lançar The Last of Us Part 2 Remastered no computador no dia 3 de abril. Outro nome conhecido da indústria, Warren Spector, tem um novo jogo chamado Thick As Thieves. Este vai buscar muito do conceito dos seus jogos originais da série Thief, mas adiciona-lhe outros jogadores num conceito de ação furtiva multijogador.
Slay the Spire 2, Dying Light: The Beast, Steel Hunters e Kyora foram jogos novos revelados e mostrados. Curiosamente, a Sloclap, produtora indie de Sifu levou para o The Game Awards, o inesperado Rematch, um jogo de futebol, com aspeto bem diferente ao que estamos habituados a ver em simuladores como FC 25.
Dos criadores de Overcooked chega Stage Fright, um novo título cooperativo com elementos de terror. O estúdio italiano Milestone, especialista em jogos de corrida, anunciou o regresso de Screamer, uma série de corridas dos anos 1990 recuperada para a atualidade. Por fim, presente na lista, a Nexon e a Neople mostraram um novo trailer de The First Berserker: Khazan, com data marcada para 27 de março de 2025.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários