Não estranhe se em breve receber uma encomenda pelas "mãos" do robot humanóide Digit. O modelo foi apresentado em 2019 e a empresa responsável pelo seu desenvolvimento, a Agility Robotics, tem mostrado nas redes sociais as capacidades deste robot, que se encontra disponível para pré-encomenda desde o primeiro trimestre deste ano.

Com duas pernas e dois braços, Digit é forte o suficiente para pegar e empilhar caixas com um peso de até 18 kg, sendo também resistente. O robot consegue equilibrar-se durante uma queda, recorrendo aos seus braços para desacelerar o "trambolhão".

Veja o Digit nesta fotogaleria

O seu sistema de controlo também lhe permite subir escadas e planear os passos certos por onde anda e tem igualmente "espaço" para vir a suportar capacidades adicionais de percepção e aprendizagem. Tal como um humano, o modelo pode desempenhar funções tanto em ambientes fechados como na rua, por exemplo.

Mas como é que os clientes que comprarem este robot o vão receber? A Agility Robotics filmou o unboxing e explica como se monta o modelo, para que esteja pronto para exercer funções.

A Ford foi a primeira a trabalhar com a empresa americana para adquirir estes robots e os investigadores estão a desenvolver formas de o Digit e os automóveis comunicarem entre si. Quanto a valores dos modelos, no início do ano o CEO da Agility Robotics não divulgou preços específicos, mas avançou com um valor de seis dígitos ao The Verge.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.