A Intel e a Disney juntaram-se para iluminar os céus de Orlando, nos Estados Unidos, com centenas de drones e trazer à realidade a magia de um dos universos mais emblemáticos da animação cinematográfica.

No âmbito de uma parceria intitulada “Starbright Holidays”, a empresa tecnológica vai fazer voar cerca de 300 Shooting Stars ao longo desta época natalícia, para criar um manancial de imagens que aludem ao reino fantástico da Disney.

Loyal Pyczynski, do departamento de Investigação e Desenvolvimento da Disney, acredita que esta é uma nova forma de contar histórias e de criar memórias para todos os visitantes do Walt Disney World Resort, em Orlando.

De acordo com informações oficiais, esta iniciativa inspirou-se numa cena do filme “Entrelaçados”, em que uma constelação de lanternas de papel salpica o céu noturno com milhares de pequenos pontos luminosos.

A Intel avança que a colaboração com a Disney data de julho deste ano. Desde então, as duas empresas têm colaborado para desenvolver espetáculos aéreos luminosos através de operações de drones altamente sincronizadas.

Segundo o TechCrunch, é o software que “brilha” nestes espetáculos, tendo em conta que tem capacidade para controlar mais de 10 mil drones em simultâneo, em movimentos harmonizados.

A mesma fonte indica que a autoridade reguladora da aviação norte-americana, a FAA, concedeu uma licença de quatro anos para operações com drones.

Recorde-se que o Shooting Star foi apresentado pela Intel no início de novembro, altura em que lançou 500 destes drones para mostrar como a tecnologia pode revolucionar a indústria da Sétima Arte.