As camas de cartão reciclado da Cidade Olímpica invadiram as manchetes dos jornais, mas há outros aspetos que fazem dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 os mais sustentáveis de sempre até á data. Medalhas, pódio e até a tocha olímpica marcam a diferença por serem mais “amigas do ambiente” e querem marcar a diferença para as futuras edições do evento.

As perto de 5.000 medalhas de ouro, prata e bronze que os melhores atletas estão a levar para casa foram feitas a partir de material reciclado de dispositivos eletrónicos como smartphones, computadores e câmaras fotográficas.

A missão teve nome, “Tokyo 2020 Medal Project”, e envolveu todo o Japão na entrega de material, recolhido em mais de 2.000 lojas de eletrónica e cerca de 1.300 escolas do país, com o apoio da operadora de telecomunicações NTT Docomo.

Ao longo de cerca de dois anos reuniram-se perto de 79 mil toneladas de resíduos, entre eles seis milhões de smartphones, a partir dos quais foram retirados quase 30 kg de ouro, aproximadamente 3.500 kg de prata e outros 2.200 kg bronze, os metais com que são feitas as medalhas para os três primeiros classificados de cada competição, e que estão presentes em partes de alguns componentes dos aparelhos, como as placas de circuito.

A reciclagem de dispositivos eletrónicos inclui a trituração das placas, para as transformar em pó, e a separação dos metais por decantação, que depois passam por um processo de fundição para, a partir daí, poderem ganhar novos moldes para diferentes utilizações. Foi o caso das medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Concebidas pelo designer Junichi Kawanish, as medalhas têm 8,5 cm de diâmetro. A mais cobiçada pelos atletas, a de ouro, pesa 556g e é feita de prata reciclada e coberta com apenas 6g de ouro.

Já a medalha de prata pesa 550g e é a única produzida apenas com o metal que lhe dá o nome, ou seja, prata pura. A medalha atribuída aos terceiros classificados, a de bronze, tem 450g e é composta por latão vermelho (5% de zinco e 95% de cobre).

Além das medalhas, saiba que os pódios também foram confecionados com plástico reaproveitado, enquanto a tocha olímpica foi feita a partir de alumínio reciclado.