Inicialmente associados a carros citadinos, pequenos e escolhas esteticamente questionáveis, os elétricos têm beneficiado, nos últimos tempos, de uma popularidade crescente que levou as fabricantes a alargarem os seus leques de oferta a outros segmentos do mercado.

A eletricidade já não é apenas o combustível dos ecologicamente mais conscientes. É assumido que substituirá a gasolina e o gasóleo a longo ou médio prazo e, por isso, algumas marcas têm-se esforçado por mostrar que, ainda assim, é possível fazer o mesmo sem combustíveis fósseis.

Esta segunda-feira, a NextEV deu mais uma prova disso ao apresentar um desportivo que, alegadamente, supera todos os seus pares elétricos em velocidade. De acordo com a empresa, o novo NIO EP9, que chega ao mercado sob uma das mais recentes marcas da fabricante chinesa, não só é o mais rápido dos elétricos como quebrou um recorde de tempo no conhecido autódromo alemão de Nürburgring, tirando quase 20 segundos à anterior marca.

O carro é um veículo desportivo exclusivo que será produzido em número limitado e vai custar qualquer coisa como 1,2 milhões de dólares. Vai dos 0 aos 200km/h em apenas 7,1 segundos e chega a uma velocidade máxima de 313km/h. Vai começar por ser introduzido no mercado chinês, mas os planos da empresa passam por alargar a oferta a outros países.

Este é, de resto, o primeiro carro que a empresa desenvolve para o público e embora não seja propriamente acessível às massas, a ideia passa por replicar muita da investigação e desenvolvimento exigidos no processo de concepção deste EP9 num futuro modelo mais barato. "O N10 EP9 nasceu para expandir os limites e é apenas o produto da primeira fase de produção da NIO. É uma afirmação da nossa visão e das nossas capacidades técnicas. É um topo de gama que mostra o que é possível fazer com veículos elétricos", explicou o fundador, William Li.