Duas mil bolas de futebol, oito pessoas e cinco horas foram quanto foi preciso para criar o maior QR code do mundo feito de bolas de futebol. A iniciativa teve lugar em Dublin, na Irlanda, com o objetivo de celebrar "a quase garantida qualificação" da seleção de futebol para o Euro 2012.

O propósito é explicado pelo site de apostas Betfair, que organizou o evento, a 500 metros do estádio de Aviva. O código de barras 2D (QR code) desenhado em bolas de futebol servirá para ajudar os apostadores a fazerem o download da aplicação para telemóvel antes do jogo que irá apurar a República Irlandesa ou a Estónia para o Europeu de Futebol.

Estes códigos de barras 2D são facilmente reconhecidos com recurso às câmaras e software presentes na maioria dos telemóveis modernos, desencadeando a ligação ao local onde poderá ser descarregada a aplicação.

[caption]imagem: Betfair[/caption]

Para divulgar a iniciativa, a organização pediu a dois para-quedistas que, em queda livre, digitalizassem o código com os seus smartphones e fizessem uma aposta recorrendo à aplicação da Betfair, antes de chegarem ao solo. Cada um torceu por uma seleção.

O plano foi posto em prática a 209 quilómetros por hora e a 10 mil pés de altitude, com o momento a ficar registado num vídeo que a empresa espera ver tornar-se "viral" nas redes sociais - e que reproduzimos abaixo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico