A recSMART é um projeto francês de uma empresa chamada RoadEyes, que está à procura de um financiamento de 100 mil euros no site de financiamento colaborativo KickStarter. O conceito é este: uma câmara com Wi-Fi e GPS, altifalantes, microfone e sensores para colocar no para-brisas, que funciona com um comando e uma aplicação para telemóvel.

Começa a gravar quando o motor de ignição é ligado e regista tudo e mais alguma coisa durante a viagem, desde a posição do veiculo à velocidade, passando pela duração da viagem, para além de captar imagens em alta definição do percurso. O conteúdo gravado é armazenado no cartão microSD de 8GB incluído no dispositivo.

Os sensores da câmara permitem identificar uma situação de colisão ou aceleração anormal e perante uma situação desse tipo o dispositivo guarda de forma segura e inviolável cinco segundos de imagem antes e outros tantos depois do evento. Os restantes conteúdos gravados durante uma viagem são automaticamente guardados em cima dos conteúdos mais antigos.

A componente social do projeto reside no facto de o conceito facilitar a partilha de fotos e vídeos nas redes sociais, ou com o resto da comunidade de condutores RoadEyes. No pacote da recSMART também vai estar um pequeno comando wireless, onde é possível carregar sempre que o utilizador quer tirar uma foto ou registar um vídeo do momento (cinco segundos antes do disparo e cinco segundos depois), que é automaticamente gravado no smartphone, na aplicação para iOS ou Android que dão suporte ao gadget.  

Os promotores da recSMART antecipam usos diversos para a sua câmara, desde uma partilha inocente de imagens de uma paisagem digna de registo durante a viagem ao registo de situações invulgares, passando pelo streaming em tempo real de um determinado percurso. Vale no entanto a pena sublinhar que explorar as diferentes possibilidades não será possível em todos os países. Em Portugal, por exemplo, há restrições à captura de imagens de terceiros a partir de câmaras instaladas em veículos.

A recSMART deve ser lançada em abril, mas esta semana foi mostrada no Mobile World Congress em Barcelona. Quem participar na campanha de angariação de fundos garante o acesso ao gadget com um desconto de 50%. Terá de pagar 99€ pelo pacote que integra a câmara e acessórios e não 199€, uma proposta que ainda só convenceu cerca de meia centena de utilizadores.