Apesar da separação da Electronic Arts e da FIFA, o modo Ultimate Team continuará a marcar presença no simulador da EA. O sucessor de FIFA 23 está a poucas semanas de se estrear no mercado e o estúdio tem revelado, aos poucos, as novidades que farão deste jogo uma experiência diferente da anterior.

Esta semana, a EA mostrou-nos o que encontraremos de diferente no Ultimate Team, o modo mais popular do jogo, onde é possível construir uma equipa, combinando futebolistas de diferentes equipas e ligas, para competir online. Este ano, sabemos que a grande novidade é a inclusão do futebol feminino, o que nos dará a possibilidade de misturar, por exemplo, Sam Kerr, Haaland, Alexia Putellas e De Ligt, por exemplo.

A chegada das mulheres ao Ultimate Team significa também que teremos cinco novas ligas neste modo de jogo: as ligas femininas inglesa, alemã, francesa espanhola e norte-americana.

Agora sem FIFA no nome: EA Sports FC 24 dá o pontapé de saída para a “primeira” temporada
Agora sem FIFA no nome: EA Sports FC 24 dá o pontapé de saída para a “primeira” temporada
Ver artigo

No entanto, há mais. Primeiro, uma opção, que parece não mais que um detalhe, mas que é uma das adições mais pedidas pela comunidade. Falamos da funcionalidade "Claim All", ou "Redimir Tudo", em português. Com ela, será possível redimir todas as recompensas conquistadas por via da conclusão de objetivos. Até aqui, isto não era possível, uma vez que era necessário redimir cada recompensa individualmente.

Evolutions é o nome de outra novidade que merece destaque. Com este sistema, os jogadores vão poder evoluir os seus futebolistas, melhorando os seus níveis e, consequentemente, a sua pontuação geral. Quando um jogador é alocado a um sistema de evolução, a carta muda de cor e são apresentados os desafios exigidos para acumular pontos. A EA defende que, desta forma, os jogadores não se sentirão tentados a abandonar as cartas dos seus jogadores preferidos tão cedo, uma vez que a sua pontuação é, agora, melhorável.

A EA aproveitou também para confirmar os Double Walkouts, uma nova animação que fará parte da experiência de abrir packs e que consiste em mostrar dois jogadores, sempre que tiver dois ou mais jogadores com pontuações iguais ou superiores a 86 no pack que abriu.

As mudanças de posição também ficaram mais simples. Importa recordar que no FIFA 22, era necessário comprar cartas que nos permitissem fazer mudanças específicas, como de Ponta de Lança para Extremo Esquerdo, por exemplo. O sistema simplificou-se no FIFA 23, em que passou a haver uma carta única que permitia essa mudança para todos os jogadores, sendo que os limites eram estabelecidos pelas posições alternativas disponíveis para cada jogador. Agora, em EA Sports FC 24, já não serão necessárias quaisquer cartas. Quando um jogador tiver uma posição alternativa disponível, bastará colocá-lo nessa posição do campo para que este a assuma.

Por último, importa sublinhar as alterações estéticas. Não só as cartas mudaram de aspecto, sendo que há menos espaço para números e mais para a imagem, mas também os menus parecem ter-se despedido totalmente do design que nos habituámos a ver em FIFA. As cores são diferentes, o tipo de letra é diferente e a iconografia foi toda ela renovada para nos ajudar a interiorizar que já não estamos a jogar a franquia que conhecemos, mas sim EA Sports FC 24.

Recorde-se que EA Sports FC 24 chega às lojas no dia 22 de setembro. O jogo já está disponível em regime de pré-venda.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.