Hoje é dia de eclipse lunar parcial, o primeiro fenómeno deste tipo do ano 2012. A Lua, na sua fase cheia, surgiu parcialmente tapada no céu, um evento que acontece quando a Terra, Sol e Lua se alinham e o Planeta fica entre os outros dois astros.

O eclipse pôde ser observado em toda a região do Pacífico, desde a América do Norte até à Austrália, passando pela Ásia e Brasil. Nos Estados Unidos, o eclipse foi visível a partir das 3:00 horas da madrugada, tendo atingido o auge às 4:03 minutos - nesta altura, 38 por cento da Lua estava tapada pela sombra da Terra.

Não pudemos observar o fenómeno olhando para o céu - o fenómeno não foi visível na Europa - mas podemos vê-lo agora na Internet e de vários pontos de vista. Fizemos por isso uma ronda pelos principais sites e dizemos-lhe os melhores locais para observar este fenómeno astronómico que, não sendo raro, é de uma beleza indiscutível.

[caption]Nome da imagem[/caption]

No site Spaceweather.com pode visitar uma galeria de imagens em tempo real, recolhidas por observadores de diferentes partes do mundo. Reproduzimos aqui alguns desses registos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

[caption]Nome da imagem[/caption]

[caption]Nome da imagem[/caption]

[caption]Nome da imagem[/caption]

Pode também ver um vídeo da NASA com a explicação deste fenómeno astronómico.

Se prefere observar eclipses no céu, então saiba que no dia 28 de novembro vai acontecer novo fenómeno deste tipo. Da próxima vez, contudo, o fenómeno vai poder ser visto em Portugal.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.