Depois dos ecrãs 3D sem óculos, o futuro pode passar pelos ecrãs transparentes. A ideia não é propriamente nova, mas começa a ganhar contornos mais definidos com a apresentação de novos modelos por parte dos fabricantes, como é o caso da Samsung e da Haier.

No âmbito da IFA 2012, que amanhã começa na cidade de Berlim, ambas as empresas anunciaram o desenvolvimento de ecrãs transparentes com dimensões médias e grandes, desenvolvidos para usar em PCs e em televisores - para já destinados ao mercado profissional.

No caso da Samsung, o fabricante avança com o modelo NL22B para demonstrar as capacidades dos seus ecrãs transparentes. A proposta surge através de uma caixa cúbica, de formato estilizado, que inclui um ecrã LCD LED com 22" e um computador, para controlo de vídeo e reprodução de som ambiente. A ideia, segundo a Samsung, é criar dispositivos de exposição interativos, a colocar em espaços comerciais.

[caption][/caption]

Um dos parceiros da Samsung em França, a Sidev Display Systems, está a difundir um pequeno vídeo que mostra este modelo da Samsung em funcionamento:





Já a Haier recupera as tecnologias de ecrãs transparentes apresentadas durante 2011 em diversos eventos, agora numa versão tátil com 46" de diagonal (116cm) e capacidade de detetar toques em seis zonas em simultâneo.

[caption][/caption]

Segundo o site The Verge, a nova proposta será apresentada, durante a IFA 2012, no formato de televisor, bem como integrada numa montra de uma loja, neste caso através de uma parceria com a marca de roupa Kaska Hass.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico