A Connect Robotics acaba de receber uma autorização da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e pode iniciar operações de entrega por drones na zona urbana de Lisboa, conforme a regulamentação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).

Com a autorização da ANAC, a Connect Robotics pode começar as operações por drone na capital, num “novo marco para entregas rápidas e ecológicas em áreas densamente povoadas” em Portugal.

Remodelação de lei obriga drones de entregas urgentes para hospitais a “ficar em terra”
Remodelação de lei obriga drones de entregas urgentes para hospitais a “ficar em terra”
Ver artigo

Em comunicado a inCoimbra - StartUp HUB, onde a a Connect Robotics está incubada, destaca a dedicação da empresa “em cumprir os padrões mais elevados do setor”, sublinhando que a decisão “simboliza um progresso notável, não só para a Connect Robotics, mas também para a indústria da aviação e o país”.

A Connect Robotics especializou-se no desenvolvimento de sistemas de entrega via drone focados no setor da saúde, nomeadamente para o transporte eficiente de medicamentos e amostras biológicas, mas também pode fazer outro tipo de entregas, como a registada em vídeo.

Veja o vídeo

Além da obtenção de autorizações cruciais da ANAC para voos BVLOS, a Connect Robotics tem participado em programas de inovação reconhecidos globalmente, como o MIT Portugal BGI e o ESA BIC. Foi igualmente reconhecida com o prémio João Cordeiro de Inovação e conta com o apoio de subsídios, pode ler-se no comunicado enviado pela a inCoimbra às redações.