A (pelo menos por enquanto) unidade de robots inteligentes da Google acaba de adicionar um novo elemento à sua equipa. A Boston Dynamics apresentou o SpotMini, uma versão mais reduzida do seu robot Spot, como o próprio nome indica.

Tal como o irmão mais velho, lançado há cerca de um ano, o novo robot foi pensado para realizar uma série de operações ao género “assistente pessoal”. Neste caso mais dentro de casa.

O SpotMini conta com uma série de sensores, como câmaras de profundidade, giroscópio, entre outros, que o ajudam a orientar-se e mover-se no espaço. Graças aos mesmos é capaz de subir escadas, agarrar coisas e evitar obstáculos.

Também consegue fazer várias tarefas domésticas de forma completamente autónoma, embora noutras, mais avançadas, possa necessitar da ajuda humana. Com um braço (ou será melhor falar em pescoço?) robótico pode, por exemplo, pôr a loiça que está na bancada dentro da máquina de lavar.

Podemos dizer que este robot “girafa” tem uma carga humanoide tão acentuada que até escorrega em… o melhor é ver a seguir.

O SpotMini pesa entre 25 e 30Kg (dependendo se inclui ou não o braço robótico), é completamente elétrico e tem uma autonomia para cerca de 90 minutos, consoante o tipo de tarefas que executa.