Ideias Interactivas foi o nome escolhido para a empresa que em 2000 deu continuidade ao laboratório criado por António Câmara e quatro investigadores que queriam desenvolver investigação orientada para a indústria. Em 2002 o nome mudou para YDreams, uma designação que já correu mundo e cujo trabalho e produtos desenvolvidos deram azo a distinções e prémios de diversas entidades.

O professor e investigador é o rosto principal da empresa, mas a sua capacidade de inovação e "pensamento fora da caixa" já lhe valeram prémios, entre as quais o prestigiado Prémio Pessoa 2006. E também perfis e entrevistas nas principais publicações mundiais, que o escolheram pelo empreendedorismo e pensamento

[caption][/caption]

A par da licenciatura em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, António Câmara completou em 1982 o doutoramento em Engenharia de Sistemas Ambientais na universidade de Virgina Tech e fez também um pós-Doutoramento no MIT. Com mais de 150 publicações internacionais e vários livros publicados, foi também professor na Cornell University.

Apesar de CEO da YDreams, que já deu lugar a vários spin-offs e tem escritórios em vários países, António Câmara acumula diversas outras funções. Continua a ser professor na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde integra o Conselho da Faculdade, é diretor do Colab@Portugal, o programa com a Universidade de Austin.

Apesar de uma agenda carregada, não deixa de se manter em forma através de uma das suas grandes paixões: o ténis, desporto no qual chegou a integrar as seleções nacionais de sub-18 e sub-21.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Especial 16º aniversário SAPO: No 16º aniversário do SAPO os parabéns são para quem faz o futuro acontecer. Nas próximas semanas vamos destacar algumas das empresas, pessoas e projetos das áreas de Tecnologias e Ciência que souberam com o seu talento, criatividade e empreendedorismo destacar o que de melhor se faz em Portugal. Acompanhe as histórias e envie também as suas sugestões para o email geral@tek.sapo.pt. [caption]Nome imagem[/caption]

Veja também o Mural que o SAPO está a construir com a colaboração da redação e de vários parceiros.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.