A candidatura ao Prémio Milénio Expresso 2000 foi o primeiro passo do projeto que queria criar uma versão de Linux mais intuitiva, que pudesse ser usada por qualquer pessoa, independentemente da idade e da experiência com as tecnologias. Paulo Trezentos, Daniel Neves e José Guimarães ganharam o prémio Milénio Expresso 2000 que ajudou a sustentar o desenvolvimento do Caixa Mágica ainda no âmbito da ADETTI, a Associação para o Desenvolvimento das Telecomunicações e Técnicas de Informática (ADETTI)- um centro de pesquisa do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

A primeira versão do Caixa Mágica, chamada Copperfield, foi lançada no Verão de 2001, mas ainda com um instalador de Linux para modo de texto. O software foi evoluindo, usando como base o Mandriva, e está atualmente na release 16, agora baseada em Debian, contando com versões para desktop e servidor.

[caption]CM 16 com Debian[/caption]

Pelo meio do trajeto de mais de 10 anos fica o spin-off do projeto em 2004, numa autonomização face à ADETTI necessária para dar enquadramento ao crescimento da equipa e das oportunidades que iam surgindo. Surge assim a Caixa Mágica Software.

Mesmo com versões cada vez mais simples de instalar e utilizar, o Linux Caixa Mágica acabou por sofrer da lenta adopção global do sistema operativo open source, mas alguns projetos desenvolvidos pela empresa acabariam por trazer maior notoriedade a esta versão portuguesa, que no SAPO, quer no âmbito do Ministério da Justiça, para o qual foi desenvolvido no Linius CM, e até entre os jovens e as crianças em idade escolar.

Instalado no portátil Magalhães em dual-boot, o Linux Caixa Mágica Mag já permitiu que crianças de idades a partir dos 6 anos tivessem a sua primeira experiência com Linux. Mesmo que fosse só para jogar o jogo do pinguim...

E está também a ser usado nas escolas do ensino básico e secundário, mesmo não de forma tão disseminada como muitos desejariam. O Caixa Mágica faz parte do Kit Tecnológico, em dual boot com Windows, para além de ter integrado a oferta de computadores portáteis do e-escolas de alguns operadores.

Estes projetos podem ser os "ponta de lança" para a maior utilização de software open source em Portugal. Até porque já diz o ditado que "De pequenino..."

[caption]CM com magalhães[/caption]




Especial 16º aniversário SAPO: No 16º aniversário do SAPO os parabéns são para quem faz o futuro acontecer. Nas próximas semanas vamos destacar algumas das empresas, pessoas e projetos das áreas de Tecnologias e Ciência que souberam com o seu talento, criatividade e empreendedorismo destacar o que de melhor se faz em Portugal. Acompanhe as histórias e envie também as suas sugestões para o email geral@tek.sapo.pt. [caption]Nome imagem[/caption]



Veja também o Mural que o SAPO está a construir com a colaboração da redação e de vários parceiros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.